Prefeitura de São Paulo realiza o maior programa de recapeamento de vias

Serão recuperados 5,8 milhões de metros quadrados de ruas e avenidas, com investimento de R$ 1 bilhão

Prefeitura de São Paulo realiza o maior programa de recapeamento de vias

Prefeitura de São Paulo realiza o maior programa de recapeamento de vias Thito Cassimiro/SMSUB

A Prefeitura de São Paulo iniciou o maior programa de recapeamento de vias da história do município, com investimento de R$ 1 bilhão. O objetivo é recapear 5,8 milhões de metros quadrados de ruas e avenidas.

Para realizar esse programa, que começou em junho com a manutenção e conservação de dez avenidas, a Prefeitura de São Paulo aliou parceria e tecnologia.

A PMSP mapeou 89,64% da malha viária paulistana, ou cerca de 15 mil km (de um total de 17 mil da cidade). O mapeamento detectou a condição, a trepidação e a qualidade do asfalto por meio do sistema Gaia.

Implantado em 2019, o Gaia permite o acompanhamento mensal das ruas e avenidas e detecta mudanças que ocorreram com o passar do tempo, por desgaste do asfalto ou por obras de concessionárias.

O sistema identifica a qualidade e o conforto do pavimento pela ondulação do asfalto e classifica o estado da via entre ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.

Para colocá-lo em prática, a PMSP contou com a participação de 108 carros de aplicativos e táxis parceiros. Por meio desses veículos, que circulam pela cidade com um dispositivo acoplado, foi possível verificar as condições do asfalto e localizar defeitos e irregularidades diariamente.

No acompanhamento, se a situação de uma via for apontada como ruim, outra tecnologia entra em ação. É o Pavscan (sigla em inglês para Scanner de Pavimento), que indica o serviço a ser realizado de acordo com o grau do desgaste.

E, se necessário, outro equipamento, o FWD (sigla em inglês para Defletômetro de Afundamento de Asfalto), também é acionado para identificar se há necessidade de reparos profundos nas vias que estão sendo mapeadas.

Essa supervisão inédita, por intermédio desses três sistemas, permite que as vias recebam um recapeamento exclusivo, gerando um investimento mais eficaz, economia financeira e de material e mais qualidade.

RECICLAGEM

Para reaproveitar o resíduo de obras e do próprio asfalto já existente nas vias, a Prefeitura de São Paulo adota a reciclagem, implementando boas práticas de sustentabilidade e colaborando com o meio ambiente.

No recapeamento e em serviços de conservação e manutenção da malha viária, é utilizado o RAP (Pavimento de Asfalto Reciclado), principalmente em serviços de reforço estrutural. Trata-se de um material asfáltico que é resultante da fresagem de pavimentos asfálticos.

Já materiais reciclados, como resíduos de asfalto, guias, sarjetas e concretos, são usados nos serviços da malha viária, substituindo a tradicional brita, evitando sua retirada do meio ambiente e ainda gerando economia de recursos.

Uma das vantagens é a qualidade superior do asfalto e os cuidados adotados durante aplicação da mistura asfáltica, garantindo maior durabilidade ao recapeamento. Essa mistura é amplamente utilizada na Europa e tem vantagens como alta resistência à deformação permanente e à fadiga, maior vida útil e resistência a derrapagens.

No serviço de recapeamento, ainda é feita a recomposição estrutural de toda a extensão da via, como também guia, sarjeta e drenagem.

Prefeitura de São Paulo realiza o maior programa de recapeamento de vias
Prefeitura de São Paulo realiza o maior programa de recapeamento de vias - Thito Cassimiro/SMSUB

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo