CIDADE DE SÃO PAULO AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE

Até 30 de outubro, pais e responsáveis devem levar seus filhos de um a cinco anos a uma das 470 UBSs; é importante portar a caderneta de vacinação das crianças

A vacina é a melhor forma de se proteger contra doenças graves. E a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma delas. Contagiosa, é transmitida por meio da água e de alimentos contaminados ou por contato com pessoas infectadas.

Quem é infectado pelo vírus da pólio apresenta diversos sintomas, como febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e pelo corpo, vômito e diarreia. Em casos mais graves, pode causar a paralisia nos membros inferiores e até a morte.

Essa doença foi erradicada do Brasil em 1994, mas ressurgiu em vários países em razão de uma queda nos índices de vacinação. Assim, é preciso manter a cobertura vacinal para impedir que o vírus da pólio volte a circular no país.

Por isso, a cidade de São Paulo tem ampliado a vacinação contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos de idade para atingir a maior cobertura vacinal possível.

A campanha de vacinação começou no dia 8 de agosto e foi prorrogada até 30 de outubro, pois a cobertura vacinal contra a pólio, na capital, até julho, atingiu 79,7%. A meta é criar uma barreira contra o ressurgimento da doença.

O objetivo é imunizar com a VOP (Vacina Oral contra a Poliomielite), a gotinha, crianças nessa faixa etária que já tenham completado o esquema de rotina com a vacina injetável, conhecida como VIP (Vacina Inativada contra a Poliomielite).

A VIP deve ser aplicada em crianças de seis meses aos cinco anos de idade. Já a VOP deve ser administrada aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

Portanto, a recomendação da prefeitura é que mães, pais e responsáveis de menores de cinco anos levem seus filhos a uma das 470 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

É importante levar a caderneta de vacinação, pois, na ocasião, serão conferidas eventuais falhas no esquema vacinal da criança e aplicadas as doses faltantes.

COMUNICADO

A Prefeitura de São Paulo, com o intuito de um maior engajamento, vem alertando os pais e responsáveis na campanha de vacinação contra a pólio sobre a importância da vacinação por meio das escolas da rede municipal.

No informe entregue pelas escolas, os pais e responsáveis são orientados a levar as crianças a uma das 470 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) mais próxima.

Os pais e responsáveis podem consultar a unidade de saúde mais próxima de onde moram por meio da plataforma Busca Saúde, disponível no link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo