Patrulhamento comunitário preventivo em toda a cidade. Rondas periódicas. Ações de proteção à s áreas de interesse ambiental e até segurança de mulheres vÃtimas de violência doméstica. Essas são algumas atribuições da GCM (Guarda Civil Metropolitana), uma das prioridades da Prefeitura de São Paulo.
Por isso, a prefeitura segue investindo para que a GCM siga em sua tarefa, além de participar em operações em apoio aos demais órgãos de segurança e proteger agentes públicos durante a execução dos serviços municipais.
Em março deste ano, a Prefeitura de São Paulo entregou 271 viaturas para renovar a frota da corporação e 64 veÃculos que passaram a compor a frota utilizada pelas equipes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O prefeito Ricardo Nunes também autorizou a contratação de 500 novos guardas civis metropolitanos, além dos mil que já estão em treinamento.
A iniciativa visa modernizar a frota da Guarda Civil Metropolitana, melhorando a sua infraestrutura e, assim, oferecendo mais apoio técnico aos guardas. A renovação foi iniciada. Toda a frota será substituÃda. Por estarem em regime de locação, a cada perÃodo de renovação dos contratos, os automóveis da GCM são trocados.
Recentemente, a Prefeitura de São Paulo também adquiriu mais 110 motos para a corporação.
VeÃculos para CET
Os 64 carros entregues para a CET são veÃculos modelo Saveiro e HB20, que passam a compor a frota utilizada pelas equipes em campo no atendimento à s ocorrências como socorro a veÃculos quebrados e/ou acidentados, remoção de carga na pista, ativação de faixas reversÃveis, entre outras atividades operacionais rotineiras. Quanto a contratações, estão previstos mais 200 agentes e 54 engenheiros.
Os novos veÃculos se somam à s 83 picapes modelo Ranger, que foram entregues em outubro de 2022. Atualmente, a Companhia conta com uma frota de aproximadamente mil veÃculos leves (motocicletas, utilitários, vans) e pesados (caminhões, guinchos, bobcats). A frota atual conta com viaturas próprias e alugadas.
* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalÃstico da Folha de S.Paulo