Billings terá transporte público inédito por barcas que reduzirá tempo de deslocamento para moradores da zona sul

Aquático SP, da Prefeitura de São Paulo, facilitará dia a dia de 385 mil cidadãos de Grajaú, Cocaia e Pedreira; sistema prevê uso de Bilhete Único na travessia da represa

ista aérea de trecho da Represa Billings, na zona sul de SP; Travessia de moradores por embarcação será entre os Parques Cantinho do Céu (Grajaú) e Mar Paulista (Pedreira)

Vista aérea de trecho da Represa Billings, na zona sul de SP; Travessia de moradores por embarcação será entre os Parques Cantinho do Céu (Grajaú) e Mar Paulista (Pedreira) Edson Lopes Jr./SECOM

A professora e assistente social Josiane Ribeiro dos Santos, 49, mora há 22 anos na comunidade Cantinho do Céu, próxima da represa Billings, no Grajaú, zona sul de São Paulo. Quando precisa se deslocar até o Hospital Pedreira, no bairro do mesmo nome, ela recorre a dois ônibus e leva até duas horas no trajeto, dependendo dos congestionamentos.

Essa situação, porém, está próxima de mudar para Josiane, que deverá reduzir o tempo gasto em locomoção para 30 minutos, pois a Prefeitura de São Paulo deu mais um passo na implantação do Aquático SP, primeiro sistema de transporte coletivo por embarcações na cidade.

No último dia 30, a Administração autorizou a concessionária Transwolff a adquirir embarcações que irão operar o Sistema de Transporte Público Hidroviário, a ser implantado na represa Billings, beneficiando diretamente 385 mil pessoas residentes na zona sul, nos bairros do Grajaú, Cocaia e Pedreira. A autorização se deu por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e SPTrans.

A concessionária será responsável pela operação assistida do Aquático SP entre os parques Cantinho do Céu (Grajaú) e Mar Paulista (Pedreira). As embarcações devem ser entregues até 30 de setembro. Os barcos sairão a cada 30 minutos, das 6h às 20h.

O Aquático SP prevê ainda a construção de atracadouro de barco, parada de ônibus e interligação entre os transportes terrestre e hidroviário. O usuário do sistema poderá inclusive utilizar o Bilhete Único.

Segunda a SPTrans, os estudos realizados apontam a viabilidade técnica da travessia da represa e os benefícios para a comunidade da zona sul, que terá uma opção de deslocamento em trajeto mais rápido e de qualidade.

Para Miguel Ângelo Pricinote, coordenador-técnico do Mova-se Fórum de Mobilidade, o Aquático SP pode ser considerado uma iniciativa importante para complementar o sistema de transporte existente, trazendo benefícios específicos para a região e ajudando a melhorar a mobilidade urbana de maneira geral.

“É importante destacar que o transporte hidroviário por embarcações pode ser uma opção mais sustentável em termos de emissões de carbono, contribuindo para a redução da poluição do ar e o combate às mudanças climáticas”

Miguel Ângelo Pricinote

Coordenador-técnico do Mova-se Fórum de Mobilidade

Embarcações

O Aquático SP prevê duas embarcações para transporte de 60 passageiros sentados, duas portas laterais exclusivas para as operações de embarque e desembarque, espaço para cadeirantes e banheiro acessível, espaço para acomodação de bicicletas, ar-condicionado e tomada USB.

Os veículos devem obedecer às normas da Autoridade Marítima (NORMAM). A concessionária também deverá adquirir embarcação de apoio para o caso de ocorrências de resgate, reboque, manutenção, transporte de materiais e outras atividades.

.
Embarcadouro previsto no Aquático SP; embarcações levarão cerca de 30 minutos para atravessar a represa Billings, entre Grajaú e Pedreira, zona sul de SP - Paulo Guereta/SECOM

As três embarcações serão adquiridas pela concessionária. Porém, após 11 anos de operação, terão sua propriedade revertida para a Prefeitura de São Paulo, devendo ser enviadas em perfeitas condições de operação e manutenção.

Com a chegada das novas embarcações, a expectativa de Josiane, que também é líder comunitária na região, é de ansiedade e esperança.

"O que nós moradores mais queremos é que o transporte por barcas facilite a nossa vida, com segurança, proteção e comodidade"

Josiane Ribeiro dos Santos

Professora e assistente social, moradora da zona sul

TRAVESSIA DA REPRESA BILLINGS, COM RAPIDEZ E SEGURANÇA

Aquático SP prevê:

  • Uso de duas embarcações entre os Parques Cantinho do Céu e Mar Paulista

  • Cada uma com capacidade para 60 usuários sentados

  • Espaço para cadeirantes e para acomodação de bicicletas

  • Ar-condicionado e tomada USB

  • Saída a cada 30 minutos, das 6h às 20h

  • Uso do Bilhete Único quando totalmente implantado

  • Redução para 30 minutos no trajeto

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo