Fila de creche na cidade de SP está zerada há mais de três anos

Prefeitura mantém mais de 300 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil; vaga já é garantida durante a gestação das mulheres que fazem pré-natal na rede pública por meio do Programa Mãe Paulistana-Creche

Crianças participam de atividade lúdica no CEI - Centro Educacional Infantil Margarida Brito Farias Silva, na zona sul de São Paulo

Crianças participam de atividade lúdica no CEI - Centro Educacional Infantil Margarida Brito Farias Silva, na zona sul de São Paulo Edson Lopes Jr/SECOM

Ravi, Isabela, Madalena, Helena e Enrico chegaram todos de uma vez para mudar a rotina da família que tem como importante rede de apoio o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Ipanema I, na zona leste de São Paulo.

Os quíntuplos de 1 ano estão matriculados na Rede Municipal de São Paulo e não só frequentam a unidade, de segunda a sexta-feira, como usam transporte escolar cedido pela Prefeitura de São Paulo para ir e voltar da escola.

No CEI, os quíntuplos, assim como as demais crianças e bebês, têm acesso a um ambiente preparado para promover o desenvolvimento delas desde aspectos físicos até emocionais. Na unidade, cada criança é única e tem suas necessidades individuais observadas – e atendidas.

A rotina inclui cinco refeições diárias, atividades sensoriais e pedagógicas, além dos momentos para higiene e descanso. Para a mãe dos pequenos, Yanike Piera, que consegue trabalhar enquanto os filhos estão na creche, seria muito mais difícil organizar a rotina se ela não pudesse contar com essa ajuda.

Porém, mesmo antes de terem seus bebês, as gestantes podem reservar vaga para seus filhos nas creches. É que, desde o ano passado, a Prefeitura lançou o programa Mãe Paulistana-Creche, que garante vagas nas creches aos bebês cujas mães fazem o pré-natal na rede pública até o quarto mês de gestação.

A vaga é disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação no mês indicado pela gestante. Atualmente, há 1.465 mães inscritas no programa. Até maio deste ano, 123 bebês foram beneficiados com a ação.

FILA ZERADA

As creches municipais atendem bebês e crianças de 0 a 3 anos, fase da primeira infância em que o cérebro está em constante desenvolvimento e é altamente influenciável pelas experiências e interações que tem com o ambiente.

Crianças almoçam na CEI CEI Kandinsky, no Sacomã, zona sul de São Paulo, onde são servidas cinco refeições diárias - Lilian Borges/SME

Até 2020, a cidade convivia com falta de vagas. Em 2016, São Paulo chegou a ter uma fila de espera de 65 mil crianças; em 2017, o número caiu para 44 mil. No ano seguinte, a demanda era de 19 mil; e em 2019, caiu para 9.000.

Em 2020, a Prefeitura de São Paulo zerou a fila de creches pela primeira vez na história, situação que se mantém até hoje.

De 2016 a 2020, foram criadas 91 mil novas vagas, um aumento de 32% em relação ao que havia em 2016. Hoje, há mais de 300 mil crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil da capital.

Além da ampliação de vagas nos CEIs já existentes, o atendimento foi possível graças a parcerias firmadas com cerca de 700 Organizações da Sociedade Civil, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas.

As creches conveniadas obedecem a uma série de critérios para integrar à Rede Municipal, que vão desde as condições dos imóveis que estão alocados até a necessidade de cumprir a carga horária para formação de professores.

A Prefeitura faz um repasse mensal destinado a cobrir todas as despesas do CEI, como o quadro de recursos humanos, concessionárias, manutenção, alimentação, material administrativo e pedagógico, material de limpeza, de higiene e outros.

Crianças assistem a teatro de bonecos na CEI Cidade Líder, em Itaquera, zona leste da cidade - Leon Rodrigues/SECOM

No ano passado, a Prefeitura lançou o programa Mãe Paulistana-Creche, que já garante vagas nas creches aos bebês cujas mães fazem o pré-natal na rede pública até o quarto mês de gestação.

A vaga será disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação no mês indicado pela gestante. Atualmente, há 1.465 mães inscritas no programa. Até maio deste ano, 123 bebês foram beneficiados com a ação.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo