Cidade de São Paulo ganha mais de 42 km de faixas exclusivas de ônibus

Sistema, que já ultrapassa 550 km em toda a cidade, é ampliado em avenida da zona leste e rua da zona norte, beneficiando cerca de 34 mil passageiros com maior fluidez dos coletivos; meta é atingir 50 km de novas faixas até o fim de 2024

A Prefeitura de São Paulo implantou, desde 2021, 42,7 km de novas faixas exclusivas de ônibus na cidade, que correspondem a 85,4% do previsto no Programa de Metas, que é chegar a 50 km até o fim de 2024.

Para uma cidade que é a maior metrópole da América Latina, a ampliação dessas faixas é de vital importância para melhorar a fluidez dos ônibus que trafegam por todas as regiões da capital.

Por dia, cerca de 12 mil ônibus transportam mais de 2,5 milhões de pessoas. São 1,3 mil linhas que se beneficiam das faixas exclusivas de ônibus, que, atualmente, ultrapassam a marca de 550 km.

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Ônibus trafega por faixa exclusiva na avenida Dom Pedro I, Ipiranga, zona sul de São Paulo; há mais de 550 km de faixas em todas as regiões da cidade - Divulgação

Uma das vantagens da implantação e ampliação das faixas exclusivas para ônibus está na redução do tempo de viagem. Segundo estudo de uma entidade internacional, a NACTO, sigla em inglês para a Associação Nacional de Funcionários do Transporte na Cidade, dos EUA, 50 pessoas podem ser transportadas em apenas um ônibus, que ocupa, em média, 36 m2.

Se essas mesmas pessoas estivessem utilizando automóveis, seriam necessários 33 veículos, que ocupariam 400 m2, um espaço 11 vezes maior nas ruas.

Além disso, a adoção de faixas exclusivas de ônibus pode ser feita em curto prazo, não há necessidade de desapropriações para serem implantadas e, após instaladas, há redução no consumo de combustíveis e da poluição sonora, bem como na emissão de gases que causam o efeito estufa.

MAIS FAIXAS EXCLUSIVAS

Na última segunda-feira (4/9), foi ampliada a oferta de faixas exclusivas de ônibus na capital. Por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Prefeitura entregou faixas exclusivas de ônibus na avenida Nordestina, na zona leste, e na rua Ribeiro de Morais, zona norte da cidade.

Com essas novas faixas, a estimativa é que cerca de 34 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

A faixa da rua Ribeiro de Morais, na Freguesia do Ó, terá 920 m de extensão no sentido bairro, por onde 14 linhas irão trafegar. Já a faixa entregue na av. Nordestina, em São Miguel Paulista, terá 150 m de extensão no sentido bairro e será utilizada por quatro linhas de ônibus.

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