Cidade de SP ganha novos equipamentos e reforça monitoramento no período de chuvas

Com proximidade do verão, novas estações meteorológicas e sensores permitirão que as equipes de zeladoria da Prefeitura atuem com mais rapidez na redução dos efeitos causados pelas tempestades

A Prefeitura de São Paulo reforçou o monitoramento das chuvas na cidade com 30 novas estações meteorológicas e 100 sensores espalhados pelos pontos críticos com histórico de alagamentos.

A instalação dos sensores começou em junho e 60 deles já estão nas ruas. Eles captam a profundidade da lâmina d’água formada pela chuva, informação fundamental para acionar as equipes de zeladoria.

Já as estações meteorológicas vão ampliar a cobertura de dados com precisão. Cada estação cobre, em média, um raio de 25 quilômetros e complementa a rede do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A instalação das estações começou neste mês de outubro, e todo o sistema estará em operação a partir de novembro, antes do verão.

.
Funcionários operam o Sistema Urano, desenvolvido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, que acompanha a intensidade da chuva para, de forma antecipada, enviar auxílio para reduzir seus efeitos na cidade - Masao Goto/Estúdio Folha

A expansão faz parte do Sistema Urano, desenvolvido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), em 2021.

O Urano utiliza o cruzamento de dados como temperatura, umidade relativa do ar, direção do vento e acumulação e intensidade das chuvas para, de forma antecipada, enviar as equipes e os equipamentos necessários para mitigar os efeitos da chuva.

A atuação rápida ajuda na recuperação da cidade. Em média, 40 minutos depois dos temporais, as principais vias da capital já estão com circulação normal.

Dois dos novos sensores já instalados estão nas ruas Vladimir Herzog, no cruzamento com a Carlos Spera, na zona oeste, e Padre Viegas de Menezes, no cruzamento com a Itagimirim, em Itaquera, zona leste.

O sistema é composto por uma placa solar, que carrega o equipamento; um painel de controle, que transmite os dados para o Centro de Controle Operacional (CCO-SMSUB); e sensores que registram o acúmulo e a entrada da água, que é o tubo por onde a chuva acessa o sistema.

EQUIPES E PARCERIAS

A SMSUB conta com mais de 800 equipes que, diariamente, fazem serviços de limpeza urbana e zeladoria em córregos, bocas de lobo, bueiros e outros pontos. Também realizam a manutenção e desassoreamento dos piscinões (monitorados em tempo real).

Em parceria com a Defesa Civil, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP) e o CGE, a SMSUB expande o alcance do Sistema Urano, que está acoplado ao Sistema de Gerenciamento de Zeladoria (SGZ), permitindo a integração de diversos órgãos municipais.

A SMSUB ainda promove ações de conscientização com a população que reside nas áreas mapeadas, fornecendo informações sobre os equipamentos instalados, a importância de evitar vandalismo e de realizar o descarte correto de resíduos.

.
Sensor instalado na praça Panamericana, zona oeste de São Paulo; há 100 instalados pela cidade, para captar a lâmina d'água formada pela chuva, informação importante para as equipes de zeladoria - Masao Goto/Estúdio Folha

PISCINÕES E PÔLDERES

A expansão do Sistema Urano inclui os piscinões, que são reservatórios que recebem água excedente dos rios para evitar transbordamentos e que depois a bombeiam de volta, e os pôlderes, que são terrenos baixos e planos, protegidos continuamente de alagamentos por meio de diques e dessecamento (retirada de umidade), que podem ser utilizados para agricultura ou moradia.

Antes, eram 38 os equipamentos monitorados pela SMSUB. Agora, são 50. O Urano consegue determinar o melhor momento e a intensidade do bombeamento, por meio do cruzamento de dados.

Esse mapeamento possibilita a restauração rápida da infraestrutura em áreas propensas a alagamentos, com um prazo máximo de 24 horas, e ainda antecipa de forma totalmente automatizada a necessidade de serviços de microdrenagem.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha