Cidade de SP recebe o segundo parque lúdico para a primeira infância

Espaço entregue pela Prefeitura fica na praça Professor Amaro de Abreu Filho, na Saúde; área foi revitalizada e também conta com espaço para cachorros e academia da terceira idade

Piso utilizado no Play Lúdico Saúde

Piso utilizado no Play Lúdico Saúde tem textura mais suave, com superfície emborrachada, para absorver impactos e dar mais segurança para as crianças Paulo Guereta/SECOM

Mais um espaço inteiramente dedicado à primeira infância, de 0 a 6 anos, foi entregue à população de São Paulo. Trata-se do parque lúdico na praça Professor Amaro de Abreu Filho, região da Saúde, na zona sul da capital, que foi inaugurado no último dia 12 de outubro, Dia da Criança.

Batizado de Play Lúdico e desenvolvido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), é o segundo do gênero na cidade e levou cinco meses para ser concluído. O primeiro foi inaugurado no final de junho, na praça São Sebastião, no Ipiranga. Clique aqui e saiba mais sobre esse parque lúdico.

Outras oito unidades estão em fase de desenvolvimento. Por enquanto, os bairros definidos são: Santo Amaro, Vila Mariana, Itaquera, Capela do Socorro, Freguesia do Ó e Butantã.

As atividades que as crianças realizam nesses locais têm o propósito de fortalecer o desenvolvimento físico e cognitivo, promovendo brincadeiras e interações entre elas.

As cores utilizadas nos brinquedos, os desenhos e a própria geometria desses espaços são estímulos ao aumento da capacidade sensorial e motora. Cada detalhe é planejado para garantir segurança e possibilidades de brincadeiras.

Cores e a geometria dos espaços do Play Lúdico Saúde
Cores e a geometria dos espaços do Play Lúdico Saúde estimulam a capacidade sensorial e motora das crianças durante as brincadeiras - Paulo Guereta/SECOM

O Play Lúdico da Saúde dispõe de um labirinto transparente para que as crianças criem soluções sem o risco de se assustarem com as paredes. Nos relevos, escorregadores e escaladas podem ser improvisados.

O piso monolítico, especialmente escolhido por sua textura mais suave, absorve impactos, assegurando que as brincadeiras possam durar ainda mais. Diferentemente do concreto tradicional, esse tipo de piso tem superfície emborrachada.

Enquanto as cores e formas despertam a criatividade, a pista de pump track proporciona um espaço para o desenvolvimento das habilidades esportivas das crianças. Com curvas suaves especialmente desenhadas para os pequenos, essas pistas oferecem diversão para quem gosta de patins, bicicletas e patinetes.

Mãe de duas crianças que utilizaram a pista de pump track, Pollyane Galinari Sabino explica que, antes do play lúdico da Saúde, tinha que se deslocar para os outros bairros para levar os filhos para brincar.

"Eles estavam loucos para a inauguração porque aqui no bairro não tem uma pracinha assim para eles. A gente tinha que ir de carro a algum outro lugar, mas agora a gente consegue vir a pé e eles vão se divertir muito."

REVITALIZAÇÃO

Além da construção do Play Lúdico, a Prefeitura também realizou a revitalização da Praça Professor Amaro de Abreu, adaptando o espaço às árvores existentes no local, tornando o ambiente bonito e agradável do ponto de vista climático. A praça também possui um espaço para cachorros e academias da terceira idade.

Moradora do bairro há 40 anos, Vanessa Ferreira destacou a importância da requalificação. "É sempre importante ter uma pracinha revitalizada no bairro em que a gente mora. Foi um bom investimento. As crianças e todos os moradores do bairro ficaram felizes."

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha