Corredor da Tiradentes-Prestes Maia ganha Faixa Azul, exclusiva para motos

Prefeitura de São Paulo implanta novo trecho, de oito vias da cidade que já foram autorizadas, em um total de 71 km; onde foi adotada, deu mais segurança aos motociclistas, reduzindo a zero o número de mortes

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Motos trafegam pela Faixa Azul da avenida Prestes Maia, sentido Aeroporto, em funcionamento desde a última sexta-feira (29) Edson Lopes Jr/SECOM

Menos de 24 horas após ser anunciada como a próxima via a receber a Faixa Azul (exclusiva para motos), o eixo das avenidas Tiradentes/Prestes Maia, sentido Aeroporto, já estava liberado para os motociclistas. Os trabalhos necessários, como a pintura do asfalto, foram feitos na madrugada. A nova Faixa Azul da cidade de São Paulo vai da rua dos Bandeirantes até o emboque do Túnel São João Paulo 2º (Anhangabaú), na região central.

Com resultados positivos onde já foi implantada, nas avenidas 23 de Maio e dos Bandeirantes, a Faixa Azul é uma das medidas adotadas pela gestão municipal para aumentar a segurança dos motociclistas sem que percam a agilidade necessária para os deslocamentos.

O corredor Tiradentes/Prestes Maia é o primeiro a ter a nova estrutura entre as oito vias que obtiveram autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para os novos 71 quilômetros de Faixa Azul.

Os novos trechos se somarão aos atuais 22,5 km implantados nas avenidas 23 de Maio, dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay. O cronograma para a implantação dos quilômetros restantes será definido pelos técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) nesta semana.

Por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB), a nova proposta de sinalização precisou do aval da Senatran para ser implantada de maneira experimental, para que avaliações sobre o desempenho pudessem ser realizadas e acompanhadas pelo órgão federal.

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Colaboradores da Prefeitura de São Paulo pintaram durante a madrugada a Faixa Azul na avenida Prestes Maia, para que na manhã da última sexta-feira (29) pudesse ser usada pelos motociclistas - Paulo Guereta/SECOM

RESULTADOS

Dados de monitoramento dos dois projetos-pilotos implantados até o momento (23 de Maio e corredor Bandeirantes - Afonso D’Escragnolle Taunay) mostram que não foram registradas mortes de motociclistas em ambas as vias, desde que receberam a nova sinalização.

O número de acidentes graves e com vítimas também diminuiu. O índice de utilização da Faixa Azul pelos motociclistas é alto, de aproximadamente 80% na av. 23 de Maio e de 90% no eixo da av. dos Bandeirantes.

Pesquisa realizada pelo Departamento de Educação e Pesquisa da CET aponta que 96,9% dos motociclistas ouvidos percebem o projeto da Faixa Azul como benéfico para a mobilidade, 2,1% informaram que não e 1% não respondeu.

Já a percepção dos motoristas como um projeto benéfico para a cidade fica em 87,3%; 7,6% responderam que não acham a iniciativa benéfica e 5,1% não responderam aos questionamentos.

AMPLIAÇÃO DO PROJETO

A autorização concedida pela Senatran engloba duas frentes de ampliação do projeto-piloto. A primeira trata da prorrogação do prazo para ampliação da Faixa Azul do Corredor Norte-Sul, no sentido Aeroporto. Atualmente, a Faixa Azul desse corredor está entre a praça da Bandeira e o complexo viário Jorge João Saad, na avenida 23 de Maio, totalizando 5,5 km de extensão.

Com a prorrogação do prazo de implantação, outros 7 km serão sinalizados, compreendendo as avenidas Santos Dumont (desde a ponte das Bandeiras), Tiradentes, Prestes Maia e, na outra ponta, a Rubem Berta (até a Indianópolis) e a Moreira Guimarães (até o viaduto João Julião da Costa Aguiar).

A segunda frente de ampliação da Faixa Azul diz respeito à implantação do projeto-piloto em outros oito eixos viários da cidade, totalizando 64 km. São eles:

  • Av. Nações Unidas (7 km de Faixa Azul somando os dois sentidos)

  • Avs. Sumaré e João Paulo VI (6,8 km)

  • Av. Brig. Faria Lima (9,2 km)

  • Av. Zaki Narchi (3,6 km)

  • Av. Luiz Dumont Villares (5 km)

  • Av. Miguel Yunes (4 km)

  • Av. do Estado (8,2 km)

  • Avs. Jacu Pêssego, Nova Trabalhadores e Vice-presidente José de Alencar G. da Silva (20,2 km)

A previsão para conclusão da implantação da sinalização da Faixa Azul nas vias autorizadas é janeiro de 2024.

AUTORIZAÇÃO PARA MAIS 28 VIAS

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entregou ao Senatran um novo pedido de autorização para ampliação do projeto-piloto.

A solicitação é para implantação de mais 120 km de Faixa Azul distribuídos entre a estrada de Itapecerica; av. Sen. Teotônio Vilela; av Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Melo; av. Washington Luis; av. Eng. Armando de Arruda Pereira; av. Inajar de Souza; av. do Cursino; av. Jorn. Roberto Marinho; av. Escola Politécnica; rua Vergueiro; Eixo Norte/Sul (sentido Santana); av. Santos Dumont (trecho da zona norte); av. Braz Leme; rua Santa Eulália; Elevado Pres. João Goulart; av. Dr. Gastão Vidigal; av. Aricanduva; Túnel Ayrton Senna I; av Dr. Ricardo Jafet; av. Prof. Abraão de Morais; Complexo Viário Maria Maluf; av. Pres. Tancredo Neves; av. Salim Farah Maluf; viaduto Aliomar Baleeiro; av. Gov. Carvalho Pinto/av. Dom Helder Câmara/av. Calim Eid; av. Eliseu de Almeida; av. Pirajussara; rua Sapetuba.

Dessa forma, fica encaminhado o cumprimento da meta de gestão de implantação de uma rede de 200 km de Faixa Azul na capital.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha