Prefeitura autoriza um retrofit a cada 18 dias para viabilizar unidades residenciais no centro de SP

Ação faz parte do programa Requalifica Centro, para atrair 220 mil moradores e novos investimentos para a região; neste mês, foi concedido o primeiro Habite-se, após reforma no Edifício Renata Sampaio Ferreira, na República

A Prefeitura de São Paulo autorizou em média, a cada 18 dias, uma requalificação (retrofit) de prédio antigo no centro da cidade, entre março e outubro deste ano. No período, foram aprovados 11 projetos de retrofit de edificações particulares pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), viabilizando 1.181 unidades residenciais na região. Clique aqui e confira.

Essas ações fazem parte do Programa Requalifica Centro (Lei 17.577/2021), iniciativa da Prefeitura que concede incentivos fiscais e edilícios para interessados em requalificar prédios antigos na região central e que tem o objetivo de atrair cerca de 220 mil moradores e novos investimentos para o centro da cidade.

Fachada do Edifício Renata Sampaio Ferreira
Fachada do Edifício Renata Sampaio Ferreira, no centro de São Paulo, construído na década de 50 e que, após reformado, recebeu Habite-se da Prefeitura de São Paulo - Divulgação

Podem participar do programa as edificações construídas até 23 de setembro de 1992 ou licenciadas com base na legislação edilícia vigente e localizadas em um perímetro estimado em 6,4 km² da região central.

Um dos prédios que passou por reformas é o Edifício Renata Sampaio Ferreira, na República, região central da cidade. Ícone da arquitetura modernista, o antigo prédio de escritórios foi adaptado para abrigar agora unidades residenciais.

Neste mês de outubro, a Prefeitura, por meio da SMUL, emitiu para esse edifício o primeiro Certificado de Conclusão (Habite-se) para um edifício atendido pelo Requalifica Centro. O Habite-se foi concedido após o término da reforma que deu novo uso ao prédio.

O edifício fica na esquina das ruas Araújo e Major Sertório, imediações do Edifício Copan. Construído na década de 1950 e protegido pelo patrimônio histórico, o prédio foi reformado preservando todas as características originais da edificação.

Seus 13 pavimentos foram modernizados e adaptados para receber 93 apartamentos. As áreas comuns também receberam melhorias. No térreo, antes cercado por grades, há espaço para comércio.

As fachadas, de reconhecido valor arquitetônico, foram restauradas. Elas são constituídas por cobogós, elementos construtivos vazados que otimizam a incidência de luz e ventilação naturais nos espaços internos do edifício.

A edificação foi projetada por Oswaldo Bratke, grande nome da arquitetura moderna paulista, e inaugurada em 1956. Por décadas, o empreendimento abrigou escritórios.

O Renata Sampaio integra a arquitetura modernista de São Paulo (1945 – 1960). A representação histórica do edifício foi consolidada em 1975 por meio da Lei 8.328/75, que o reconheceu, junto a outros cinco prédios (entre eles o Copan), como integrante da "Mancha da São Paulo Moderna". Essa proteção foi sacramentada com o tombamento da edificação em 2012.

REQUALIFICA RÁPIDO

A SMUL concluiu no dia 2 de outubro os procedimentos necessários para início da análise simultânea de pedidos de retrofit na cidade por órgãos municipais, também conhecida como "Requalifica Rápido".

Com a iniciativa, fica estabelecido prazo de até 155 dias para o município analisar pedidos de alvará para requalificação de imóveis antigos no âmbito do Programa Requalifica Centro. Clique aqui para saber mais sobre a iniciativa.

TODOS PELO CENTRO

O Programa Requalifica Centro faz parte do amplo plano de São Paulo para recuperação da região central. Ele está inserido no conjunto de ações do Comitê #TodosPeloCentro, que coordena as iniciativas para a transformação do centro de São Paulo.

O plano inclui intervenções como a AIU do Setor Central, a concessão do terraço do Edifício Martinelli, a reforma da Esquina Histórica, a implantação do Belvedere Roosevelt e a requalificação de calçadões do Centro Histórico, entre outros.

A expectativa de todos esses projetos é promover transformações no centro para atrair novos investimentos e moradores para a região. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha