Zona leste da cidade de São Paulo ganha "bebeteca"

Biblioteca para bebês no CEU Barro Branco é destinada a crianças de até 4 anos e contribui para o desenvolvimento nas dimensões motora, cognitiva, de linguagem e socioemocional; projeto estará em mais 38 CEUS até 2024

A Prefeitura de São Paulo inaugurou no último dia 26 de setembro a Bebeteca do CEU (Centro Educacional Unificado) Barro Branco, em Cidade Tiradentes, na zona leste da cidade.

Trata-se de uma biblioteca destinada a bebês, em que o ambiente acolhedor e os materiais pedagógicos são incentivos ao hábito da leitura e ao desenvolvimento da habilidade cognitiva.

.
Monitora acompanha bebê na Bebeteca do CEU Barro Branco, na zona leste; estão previstas mais bebetecas em 38 CEUs, até 2024 - Paulo Guereta/SECOM

A gestão municipal pretende implantar Bebetecas em mais 38 Centros Educacionais Unificados (CEUs) até 2024. Nelas, os bebês e adultos terão um espaço de convivência e aprendizado, com brinquedos, livros e mobiliários apropriados, além da participação de um profissional mediador.

Nessas bibliotecas para bebês, as crianças poderão melhorar a coordenação motora, ainda na primeira infância, e fazer toda interatividade. Mães, pais, tios e avós das crianças que frequentarem o espaço podem participar.

A primeira Bebeteca tem 53 m². Seu espaço é totalmente adaptado a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. A instalação é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a produtora Descobrir Brincando e o Núcleo da Política Municipal Integrada da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM).

A Bebeteca está localizada dentro da biblioteca do CEU Barro Branco, que é gerido pelo Instituto Baccarelli, que também faz a gestão de outras 12 unidades. O material a ser usado foi doado pela Fundação Bernard Van Leer.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha