Cidade de São Paulo prorroga campanha de multivacinação

Aplicação acontecerá até o final do ano letivo; desde 30 de setembro, foram aplicadas mais de 386 mil doses de diferentes vacinas em crianças e adolescentes

A Prefeitura de São Paulo prorrogou a campanha de multivacinação, voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), até o dia 21 de dezembro, final do ano letivo de 2023.

O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é elevar as coberturas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução das erradicadas.

Estudante é vacinado em UBS de São Paulo
Estudante é vacinado em UBS de São Paulo; vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos vai até o final do ano letivo de 2023 - Marcelo Pereira/SECOM

Desde o início da campanha, em 30 de setembro, até o dia 30 de outubro, foram aplicadas 386.188 doses de diferentes vacinas em crianças e adolescentes menores de 15 anos. São disponibilizadas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

DVA

Como estratégia para a campanha, também está sendo intensificada a vacinação de estudantes das escolas públicas, que recebem a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA).

A DVA é um documento solicitado pelas escolas para matrícula/rematrícula e emitido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Visa controlar a situação vacinal dos estudantes, garantindo a imunização completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, contribuindo para a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis.

Na DVA, consta também a data de retorno à UBS para cumprimento do calendário vacinal estabelecido. De 30 de setembro a 30 de outubro, 141.933 DVAs foram entregues.

BUSCA ATIVA

Durante a campanha, a SMS intensifica a busca ativa de faltosos à vacinação, estratégia já adotada rotineiramente pelas unidades, onde é feita a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização. Essa identificação é disponibilizada às UBSs para que possam programar ações de busca de crianças com vacinação em atraso.

Entre as principais atividades estão as ligações telefônicas e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACSs).

As vacinas do calendário estão disponíveis nas 470 UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, durante a semana, inclusive aos sábados e feriados, das 7h às 19h.

A população pode encontrar a unidade mais próxima da sua residência pela plataforma Busca Saúde, por meio do link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha