Prefeitura acelera obras da Estrada do Alvarenga

Ações vão solucionar gargalo no trânsito, beneficiando 100 mil passageiros que usam as 15 linhas de ônibus, além de reurbanizar a região, com melhorias ambientais e construção de novas moradias

A Prefeitura de São Paulo já trabalha em ritmo acelerado nas obras na Estrada do Alvarenga, região de Pedreira, zona sul da cidade, desde o último dia 3 de novembro. O projeto prevê uma ampliação da avenida, em um trecho de 450 metros, com referência a partir da altura do número 2.410 até a rua dos Mandis, em frente ao Parque Sete Campos, além do alargamento da pista para 10,5 metros de largura. A via tem mais de 3 km de extensão em sua totalidade.

Iniciadas em abril deste ano, as obras têm o objetivo de solucionar o gargalo de trânsito que ocorre no local, com uma solução efetiva para 100 mil passageiros que usam as 15 linhas de ônibus que passam pelo local.

Além disso, também estão previstas obras de urbanização e de saneamento no Parque Primavera, bairro próximo de onde a pista será alargada, sendo necessária a revisão da macrodrenagem (canalização de córrego), que atravessa a Estrada do Alvarenga, desaguando na represa Billings.

Trecho da Estrada do Alvarenga, na zona sul de São Paulo, onde a Prefeitura retomou e acelera as obras para alargar a via e levar melhorias à região
Trecho da Estrada do Alvarenga, na zona sul de São Paulo, onde a Prefeitura retomou e acelera as obras para alargar a via e levar melhorias à região - Edson Lopes Jr./SECOM

Entre as intervenções, estão a recuperação ambiental, construção de novas moradias, eliminação de áreas de risco, saneamento e um conjunto de ações para recuperar as bordas das represas.

As obras ficaram paralisadas por 15 dias pela Justiça, a pedido do Ministério Público. A atual gestão reiniciou as atividades no local um dia após a decisão favorável do Tribunal de Justiça. Mesmo com a paralisação, a Prefeitura mantém o cronograma de entrega, previsto para junho de 2024. Clique aqui e saiba mais informações sobre a decisão do Judiciário.

Nesse trecho da Estrada do Alvarenga, o valor investido na obra liberada pela Justiça é de R$ 65 milhões, que faz parte de um total de R$ 200 milhões aplicados no Programa de Mananciais, que contempla um conjunto de intervenções na região, incluindo o Jardim Primavera, Guaicuri (que abrange os Sete Campos), Apurá (e complexo Pilão) e o Morro dos Macacos.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha