Prefeitura aumenta em 50% o número de cooperativas para reciclagem

Objetivo da ampliação é apoiar entidades e seus trabalhadores, dando apoio técnico e suporte financeiro para despesas como contas de luz, água e aluguel

A Prefeitura de São Paulo ampliou em 50% o número de cooperativas habilitadas para fazer a reciclagem de resíduos na cidade, que passam de 20 para 30.

O anúncio da ampliação foi feito durante assinatura dos contratos com as cooperativas de reciclagem recém-habilitadas pela atual gestão, no último dia 13 de novembro.

.
Funcionárias trabalham em cooperativa de reciclagem na capital; atividade gera empregos e contribui para melhorar o meio ambiente - Edson Lopes Jr./SECOM

O objetivo da Prefeitura com essa ampliação, feita por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, é apoiar e dar estrutura para essas entidades e seus trabalhadores. Cooperativas de reciclagem geram emprego e, ao mesmo tempo, ajudam a cuidar do meio ambiente.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município (SP Regula), responsável pela distribuição da coleta seletiva para a separação dos resíduos pelas cooperativas habilitadas, atuou em parceria na ampliação do projeto.

As entidades receberão, por 24 meses, apoio técnico e disponibilização de resíduos recicláveis que contribuirão para a geração de renda dos cooperados, além da possibilidade de suporte financeiro para despesas como compra de equipamentos de proteção individual (EPIs), contas de água, luz e aluguel.

CERTIFICADOS

Durante o anúncio, também foi realizada a entrega de certificados às 30 iniciativas incubadas (em formação) selecionadas pelo SP Coopera, Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo.

Essas organizações de coleta e reciclagem receberão, durante seis meses, capacitação e qualificação profissional com enfoque em gestão cooperativista e empresarial, suporte com formalização e apoio com consultoria.

Cada grupo participante contará com um analista técnico que visitará a sede da organização uma vez por semana, orientando e capacitando.

Esse processo visa fortalecer e estruturar os grupos, a fim de prospectá-los à formalização necessária para integrarem o quadro de cooperativas participantes do programa Socioambiental de Coleta Seletiva. Após o término dos seis meses, as iniciativas continuarão recebendo acompanhamento por mais seis meses.

SP COOPERA

O Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo (SP Coopera) tem como objetivo promover a cultura cooperativista, incentivando a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural.

Baseado na Lei 16.836, de 2018, o programa atua para fins de geração de renda, focando o desenvolvimento de cooperativas, cooperados e de empreendimentos coletivos, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação de empreendimentos e assistência educativa e socioemocional.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha