Prefeitura desenvolve programa de assistência a idosos

Programa Acompanhante de Idosos (PAI) faz atendimento domiciliar com equipe técnica; ação foi apresentada em evento da Opas/OMS

Idosos da cidade de São Paulo com dificuldade para realizar atividades cotidianas ou com problemas de saúde podem contar com os profissionais do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), desenvolvido pela Prefeitura e que objetiva promover assistência integral à saúde deste público.

O PAI conta com 51 equipes na cidade de São Paulo, compostas por assistente social, enfermeiro, médico, acompanhantes, motorista e profissional administrativo. Ao todo, 6.100 idosos são acompanhados pelo programa.

.
Idoso é atendido em casa por integrante de uma das 51 equipes que compõem o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), da Prefeitura de São Paulo - Wallace Ferreira/SECOM

Para participar, a pessoa deve ter mais de 60 anos, cadastro na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, ter sido submetida a avaliação e apresentar os critérios de inclusão específicos do programa.

O PAI disponibiliza atendimento domiciliar com a prestação de serviços por equipe técnica e acompanhantes, para apoio e suporte nas atividades e necessidades diárias.

O programa atende as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre envelhecimento saudável e é reconhecido pelo Ministério da Saúde como uma experiência exitosa.

Além disso, está em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu, em 2020, a Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030).

Trata-se de uma iniciativa global que reúne os esforços dos governos, da sociedade civil, das agências internacionais, das equipes profissionais, da academia, dos meios de comunicação social e do setor privado para melhorar a vida das pessoas idosas, de suas famílias e comunidades.

Nas Américas, é a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que lidera essa agenda, para fornecer informações baseadas em evidências sobre a situação da saúde e bem-estar das pessoas idosas.

EVENTO

A Prefeitura apresentou o programa, em outubro, no evento "Década do envelhecimento saudável: o Brasil que temos e os aportes necessários para avançarmos no Brasil que queremos", na sede da Opas/OMS, em Brasília.

O evento buscou contribuir com o fortalecimento da Década de Envelhecimento Saudável no Brasil por meio da divulgação de dados sobre o envelhecimento no país e da promoção de debates com gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

A participação foi por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e aconteceu no painel "Estratégias integradas de cuidado e envelhecimento".

Na ocasião, foram apresentadas as ações promovidas dentro do programa PAI para as pessoas idosas com dificuldade de acesso ao sistema de saúde e com isolamento ou exclusão social devido à insuficiência de suporte familiar ou social.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha