São Paulo é uma das 119 cidades em todo o mundo que estão assumindo uma liderança em ação e transparência ambiental, segundo a CDP, organização global sem fins lucrativos que gere o sistema de divulgação ambiental mundial para empresas, cidades, estados e regiões.
Por meio de ações da Prefeitura, a capital já cumpriu ou está cumprindo várias ações que são fruto do PlanClima SP e da sua integração com os demais planos que envolvem a questão climática, como o Programa de Metas, Agenda 2030, Plano Municipal de Saúde, Plano Municipal de Arborização e outros.
O PlanClima SP é um projeto desenvolvido desde 2021 para orientar a ação do governo municipal em resposta às mudanças climáticas das últimas décadas, incluindo essa questão nos processos decisórios.
O ranking da CDP, chamado de A-List de Cidades, foi concebido para estimular e apoiar cidades no reforço da sua ação e ambição climáticas. Assim, 939 delas receberam uma pontuação CDP para suas ações climáticas em 2023. Pouco mais de uma em cada dez cidades classificadas pelo CDP (13% dessas cidades) obteve um A.
Para obter um A, a cidade precisa divulgar seus dados publicamente, possuir um inventário de emissões na escala comunitária e ter publicado um plano de ação climática.
Também tem que realizar avaliação completa de riscos e vulnerabilidade climática e ter meta de adaptação climática para demonstrar como irá lidar com perigos já encontrados e esperados. Cidades na A-list realizam quatro vezes mais medidas de mitigação e adaptação do que cidades não incluÃdas nesta lista.
São Paulo e as outras 118 cidades na A-List deste ano também são celebradas por demonstrarem que a ação climática urgente e com impacto é viável em nÃvel global e em municÃpios com diferentes realidades e prioridades climáticas.
Entre os resultados mais evidentes de São Paulo, destacam-se:
- Prefeitura apresenta 50 novos ônibus elétricos e avança na renovação da frota por modelos de energia limpa
- Programa Sampa+Rural é reconhecido internacionalmente como iniciativa mais inovadora entre as cidades Ibero-Americanas
- Cobertura vegetal na cidade de São Paulo ultrapassa 50% do seu território
- Estudo de Diagnóstico Energético em Edificações Públicas da PMSP
- São Paulo recebe cinco novas faixas exclusivas para ônibus
- Saúde implanta seis novas Unidades Sentinelas que identificam doenças respiratórias
- Unidades de Vigilância em Saúde atuam nas áreas sanitária, epidemiológica e ambiental
- Prefeitura de São Paulo já implantou mais de 300 Jardins de Chuva
- Estudo de Diagnóstico Energético em Edificações Públicas da PMSP
- Cidade passa a contar com programa permanente de manutenção de ciclovias em todas as regiões
SOBRE O CDP
O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que gere o sistema de divulgação ambiental mundial para empresas, cidades, estados e regiões. Fundado em 2000, trabalha com mais de 740 instituições financeiras com mais de US$ 136 bilhões em ativos.
A organização foi pioneira na utilização de mercados de capitais e de contratação empresarial para motivar as empresas no sentido de divulgarem os respectivos impactos ambientais e de reduzirem as emissões de gases do efeito estufa, preservarem os recursos hÃdricos e proteger as florestas.
Mais de 24 mil organizações em todo o mundo divulgaram dados pelo CDP em 2023, bem como mais de 1.100 cidades, estados e regiões.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha