Prefeitura de SP restaura viaduto Santa Ifigênia para acabar com infiltrações e fissuras

É a maior intervenção já realizada desde a inauguração, em 1913; obras foram autorizadas pelos órgãos de proteção do patrimônio histórico e, após reparos e recuperação, viaduto será entregue mantendo as mesmas características

A Prefeitura de São Paulo iniciou a obra de recuperação e restauro de um dos principais cartões-postais da capital, o viaduto Santa Ifigênia, no centro da cidade.

Trata-se da maior intervenção já realizada no viaduto, após a constatação de problemas de segurança, como fissuras, infiltrações e corrosão em estruturas metálicas.

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Vista aérea do viaduto Santa Ifigênia, que passa por obra de restauro e recuperação, a maior intervenção desde sua inauguração, em 1913 - Edson Lopes Jr./SECOM

A obra teve início no dia 7 de fevereiro e deve estar concluída em agosto. Os trabalhos foram autorizados pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio (Conpresp e DPH).

O objetivo do restauro e recuperação é preservar as características originais do viaduto, como as tradicionais pastilhas que compõem o piso, além da recuperação de elementos arquitetônicos descaracterizados.

Uma das ações da obra, que tem investimento de R$ 6,5 milhões e faz parte do Programa de Manutenção das Pontes e Viadutos da Prefeitura, é a recuperação do revestimento do viaduto, com a reconstrução da laje e a recolocação das pastilhas.

Hoje, há várias pastilhas faltando e muitas estão degradadas e com fissuras visíveis, o que compromete não apenas a estética mas também a integridade do viaduto. Elas serão substituídas por outras idênticas.

Também será realizada impermeabilização da laje, que apresenta infiltrações que causam danos estruturais e comprometem a segurança da via.

Já a base será regularizada para garantir uma fundação sólida e duradoura. Essas medidas são essenciais para a segurança e a funcionalidade do viaduto a longo prazo.

O laudo sobre as condições do Santa Ifigênia aponta ainda defeitos no sistema de drenagem, na vedação das juntas de movimentação, no pavimento rígido e passeios e corrosão nos guarda-corpos metálicos e escada.

HISTÓRIA

O viaduto Santa Ifigênia tem 225 metros de extensão. Foi inaugurado em 26 de julho de 1913 e é um dos mais famosos cartões-postais da cidade, ligando dois pontos históricos: largo São Bento e a Igreja de Santa Ifigênia, além de permitir a travessia sobre o vale do Anhangabaú e a avenida Prestes Maia.

De estilo art nouveau, ele teve sua estrutura trazida da Bélgica e foi montado entre 1910 e 1913. Na época, sua função era melhorar o trânsito e a circulação de carros, carruagens e bondes, mas acabou sendo transformado em passagem exclusiva para pedestres nos anos 1970, após passar por uma reforma.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha