Prefeitura de São Paulo inaugura centro de exames para mulheres na zona leste

Com estrutura inédita, espaço dá mais conforto às pacientes, que podem fazer exames solicitados em um único dia e no mesmo lugar, como ultrassom geral, densitometria óssea e mamografia

Mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram na zona leste têm agora a possibilidade de fazer todos os exames médicos em um único dia em um único lugar. É que a Prefeitura de São Paulo inaugurou no último dia 24 de junho o Centro de Exames da Mulher, em Itaquera, que é o primeiro do gênero na rede municipal.

O centro está localizado em uma das maiores regiões do município, que tem mais de 2,5 milhões de habitantes. As obras foram iniciadas em dezembro de 2022 e representam um investimento de R$ 7,1 milhões.

A estrutura abriga um prédio de 900 metros quadrados, destinado ao atendimento da demanda de exames preventivos solicitados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona leste.

Centro de Exames da Mulher
Paciente é preparada para exame de mamografia no Centro de Exames da Mulher - Paulo Guereta/SECOM

A estratégia da gestão municipal é que todos os procedimentos sejam agendados em um mesmo dia, incluindo os sábados, otimizando assim o tempo das pacientes e proporcionando a elas mais conforto, acessibilidade e saúde.

O novo centro conta com 45 profissionais de saúde, como mastologista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, técnicos em farmácia e técnicos de radiologia.

A previsão é que o Centro de Exames da Mulher realize 2.372 atendimentos mensais em seus 14 consultórios, oferecendo exames fundamentais para a saúde da mulher, como ultrassom geral, densitometria óssea, mamografia, estudo urodinâmico completo, histeroscopia diagnóstica, colposcopia, vulvoscopia, biópsia percutânea, além das ultrassonografias mamária, abdômen total, transvaginal pélvica, rins, vias urinárias, da tireoide e doppler vascular.

A estrutura do centro contempla também o Serviço de Referência da Mama (SRM). Por meio dele, são oferecidas consultas com mastologia, cujas demandas por exames serão atendidas no local. A previsão inicial é que sejam realizadas 400 mamografias por mês.

O Centro de Exames da Mulher, que será administrado pela organização social Casa de Saúde Santa Marcelina, será referência para todos os serviços da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste, abrangendo Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel. A CRS Leste é composta por 256 equipamentos de saúde, entre eles 105 UBSs.

COMPLEXO DE SAÚDE

Além da inauguração do Centro de Exames da Mulher, a atual gestão deu início às obras do Complexo Paulistão da Saúde Leste, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaquera e da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) Itaquera.

O Paulistão da Saúde terá em um único local os serviços de saúde mais procurados pela população. O complexo terá um Hospital Dia 24h, com três centros cirúrgicos e 20 leitos, uma ótica popular, para distribuir óculos a pacientes em vulnerabilidade, um centro de cuidados odontológicos, um centro de referência da dor crônica, dois CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) e uma unidade de referência à saúde do idoso.

A construção da UPA Itaquera irá reforçar o atendimento de emergência e de urgência feito atualmente pela UPA 26 de Agosto, em uma região com mais de 562 mil habitantes. Já a Uvis Itaquera, após concluída, contará com 140 profissionais distribuídos em vigilâncias ambiental, sanitária e epidemiológica.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha