Votação para o Conselho Participativo Municipal em SP tem participação recorde de eleitores

Órgão autônomo da sociedade civil tem representantes nas 32 subprefeituras; Prefeitura divulgou eleitos no Diário Oficial da cidade

O Conselho Participativo Municipal, que atua nas 32 subprefeituras da cidade de São Paulo, já tem seus representantes para o biênio 2025-2026. As eleições foram realizadas no dia 15 de dezembro, e o resultado foi publicado pela Prefeitura no Diário Oficial da Cidade no último dia 18. O número de eleitores foi recorde, 41.464.

A grande adesão às eleições deste ano mostra que a sociedade reconhece o empenho da atual administração em abrir cada vez mais espaço para a população participar das ações e das políticas públicas.

Eleitores aguardam para votar para o Conselho Participativo Municipal na Subprefeitura da Capela do Socorro
Eleitores aguardam para votar para o Conselho Participativo Municipal na Subprefeitura da Capela do Socorro - Paulo Guereta/SECOM

Com 608 vagas e 2.148 candidatos, foram eleitas 591 pessoas, enquanto 1.190 ficaram como suplentes. Veja aqui os eleitos em cada subprefeitura e o número de votos.

A diferença de 17 vagas se deve às cadeiras destinadas a imigrantes, para as quais não houve candidatos em algumas subprefeituras. Os conselheiros atuam de forma voluntária e sem remuneração.

O número de inscritos e de eleitores neste ano teve um aumento significativo em relação à eleição anterior, realizada em 2022, quando foram registradas 574 candidaturas. Pela primeira vez, conselheiros que já cumpriram dois mandatos tiveram a oportunidade de buscar a reeleição.

Para fortalecer o governo aberto, transparente e democrático, nesta eleição a Prefeitura fez uma divulgação intensa chamando a população para o pleito e ampliou os locais de votação, transformando em colégio eleitoral todas as 32 subprefeituras e unidades do Descomplica SP.

PAPEL DOS CONSELHOS

Os Conselhos Participativos têm um papel fundamental no direcionamento de recursos para realizações importantes nas comunidades e cada um recebe um valor da Prefeitura destinado a obras e projetos escolhidos por seus membros.

Os conselhos têm autonomia na alocação desses recursos, promovendo um modelo de governança mais próximo da população. No biênio 2023-2024, cada um recebeu R$ 12 milhões, indicados para a utilização em 279 obras. Saiba mais sobre o Conselho Participativo, um órgão autônomo da sociedade civil, clicando aqui.

A lista está sujeita a retificações. Eventuais denúncias e representações serão analisadas pela Comissão Central e publicadas em um edital separado.

*Este material foi produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo