Aquático-SP atinge marca de 414 mil passageiros, com mais conforto e redução no tempo de viagem

Primeiro transporte hidroviário da cidade beneficia moradores da zona sul, com embarcações que fazem a travessia na represa Billings

Um barco de transporte aquático, identificado como 'AQUÁTICO-SP', navega em águas calmas. O barco é branco com detalhes verdes e possui janelas grandes. O céu está claro com algumas nuvens brancas, e a vegetação pode ser vista ao fundo.

Aquático-SP atinge marca de 414 mil passageiros, com mais conforto e redução no tempo de viagem Edson Lopes Jr./SECOM

Inaugurado em maio de 2024, o Aquático-SP, primeiro transporte hidroviário da cidade de São Paulo, transportou 414 mil passageiros e realizou cerca de 19 mil viagens até março deste ano, reduzindo o tempo de deslocamento entre o Cantinho do Céu e o Parque Mar Paulista (zona sul) de uma hora e 20 minutos para apenas 17 minutos, contribuindo para facilitar a mobilidade urbana.

O Aquático-SP foi desenvolvido para oferecer uma alternativa rápida e acessível aos moradores daquela região, que, antes, faziam o deslocamento em ônibus. Por meio de embarcações que navegam na represa Billings, o sistema conecta os bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira, beneficiando 385 mil moradores.

A média diária, desde o início do serviço, é de 1.332 passageiros e 62,7 viagens. O número recorde de passageiros transportados em um só dia foi registrado em 17 de novembro, com 2.686. Somente entre os dias 1º e 19 de março, foram transportados mais de 34 mil passageiros, em 1.659 viagens, média diária de 1.806 passageiros e 87 viagens.

A assistente de produção Laudenice Pereira e seu filho, Miguel, que utilizam o Aquático-SP - Edson Lopes Jr./SECOM

Atualmente, cinco embarcações operam no sistema: Santo Amaro e Bororé 1, ambas com capacidade para 60 passageiros e equipadas com ar-condicionado, banheiro, wi-fi e USB; Apurá, com 47 lugares; e Biguá 1 e Biguá 2, que comportam 30 passageiros cada uma.

A população aprova a iniciativa, destacando não só a rapidez e o conforto, mas também os benefícios ambientais e a valorização da região. "Quem não gosta de conforto? Chegar mais cedo ao trabalho, chegar mais cedo em casa? É maravilhoso, todo mundo gosta. Valorizou bastante a região e vai valorizar muito mais", diz o motorista de ônibus Ademilson Manuel dos Santos, que mora no Cantinho do Céu.

O transporte também se tornou uma opção de lazer, com moradores utilizando a estrutura para passeios e atividades ao ar livre. A assistente de produção Laudenice Pereira também destaca os benefícios do sistema. "Demora 20 minutos exatos para chegar ao trabalho. Antes, era uma hora e 30 minutos. Consigo chegar mais cedo em casa, aproveitar mais tempo com o meu filho, resolver minhas coisas. É bem melhor."

INTEGRAÇÃO COM TRANSPORTE PÚBLICO

O percurso do Aquático-SP tem 5,6 km e liga os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas. No Terminal Hidroviário Mar Paulista, os passageiros podem embarcar em ônibus elétricos que fazem a conexão com o Terminal Santo Amaro, onde estão disponíveis mais de 60 linhas de ônibus e o sistema metroferroviário. As linhas 627M/10 Mar Paulista - Terminal Santo Amaro e 606C/10 Circular - Cantinho do Céu garantem a interligação entre os diferentes modais.

A imagem mostra um barco aquático navegando em um corpo d'água. O barco é branco com detalhes verdes e possui um toldo amarelo na parte superior. A água atrás do barco apresenta ondas e um rastro de espuma, indicando o movimento do veículo.
Sistema foi elogiado por sua eficiência e compromisso com a mobilidade sustentável - Edson Lopes Jr./SECOM

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O Aquático-SP tem chamado a atenção de autoridades internacionais. Em junho de 2024, durante o Congresso Mundial do ICLEI ((Governos Locais pela Sustentabilidade), realizado em São Paulo, prefeitos e representantes de várias partes do mundo visitaram o modal.

O sistema foi elogiado por sua eficiência e compromisso com a mobilidade sustentável. Os participantes realizaram a travessia e conheceram a infraestrutura do projeto, destacando sua capacidade de integração com outros modais de transporte. Os visitantes também conheceram o Parque Linear Cantinho do Céu, espaço revitalizado que oferece infraestrutura de lazer e convívio para a população.

Um homem sentado em um barco, olhando para o seu celular. Ele usa um chapéu de palha com estampa de palmeiras e uma camisa jeans. A cena mostra uma vista do rio com vegetação ao fundo e um céu parcialmente nublado. O interior do barco é moderno, com assentos amarelos.
Transporte também se torna uma opção de lazer, com moradores utilizando a estrutura para passeios e atividades ao ar livre - Edson Lopes Jr./SECOM

O projeto foi citado como exemplo de mobilidade inovadora em painéis do congresso, ressaltando o impacto positivo na redução de emissões de carbono e na melhoria da qualidade de vida da população.

A repercussão da visita gerou expectativas para futuras colaborações internacionais. Representantes de diferentes cidades manifestaram interesse em estudar o modelo do Aquático-SP para implementar soluções semelhantes em suas regiões.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo