Domingão Tarifa Zero ultrapassa marca de 200 milhões de viagens gratuitas

Programa da Prefeitura de São Paulo completa 15 meses; nos três domingos de folia carnavalesca, 8,9 milhões de viagens foram realizadas na cidade

A imagem mostra um leitor de bilhete único em um ônibus. A tela do dispositivo exibe a mensagem 'TARIFA ZERO' e um ícone vermelho com a frase 'BILHETE ÚNICO'. Ao fundo, é possível ver algumas pessoas sentadas no ônibus.

Bilhete Único libera a catraca aos domingos e feriados, proporcionando tarifa zero Ciete Silvério/SECOM

O Domingão Tarifa Zero, da Prefeitura de São Paulo, atingiu a marca de 202 milhões de viagens gratuitas na cidade 15 meses após seu lançamento. Inaugurado em dezembro de 2023, o programa garante gratuidade nas linhas de ônibus municipais aos domingos e em feriados selecionados, promovendo mais acessibilidade, mobilidade e inclusão. O Tarifa Zero também incentiva o lazer e amplia o acesso a atividades culturais e religiosas por meio do transporte público gratuito.

"Com a tarifa zero, a gente pode aproveitar e sair com toda a família. É possível ir a vários lugares, sem pagar", afirma a dona de casa Simone Lira, que aproveita o programa para passear com o marido e o filho. Já a assistente administrativa Cíntia da Silva lista os lugares que frequenta graças ao Domingão Tarifa Zero: "Vou a parques, shoppings, pontos turísticos. A gente consegue se deslocar com mais facilidade e de graça".

Durante o Carnaval de 2025, o Domingão Tarifa Zero foi um sucesso absoluto. Nos três domingos de folia (o de Carnaval, o anterior e o seguinte), foram 8,9 milhões de passageiros, quase 500 mil a mais que o registrado em 2024 e 3,6 milhões a mais que em 2023, quando ainda não existia o programa. Passageiros de todas as regiões da cidade aproveitaram a gratuidade para comparecer aos blocos de rua e eventos carnavalescos. Linhas especiais também facilitaram o deslocamento até o Sambódromo do Anhembi.

Uma mulher está posando em frente a um ônibus urbano. Ela está usando um vestido preto e segurando um cartão na mão. O ônibus é de cor cinza com detalhes em verde e possui um painel eletrônico na parte superior que exibe a mensagem 'TO FOI MANDADO'. Ao fundo, é possível ver outras pessoas esperando e um ambiente urbano.
Domingão Tarifa Zero, da Prefeitura de São Paulo, atingiu a marca de 202 milhões de viagens gratuitas na cidade - Ciete Silvério/SECOM

LINHAS MAIS UTILIZADAS

Na média, aos domingos, o número de viagens gratuitas tem sido 31% maior do que o registrado antes da implantação da tarifa zero, o que reforça seu sucesso.

Entre as linhas de maior demanda, destaca-se a 6039-21 (Terminal Capelinha/COHAB), que teve um crescimento de 143% no número de passageiros. Outras linhas com aumento incluem Terminal Parque Dom Pedro II/Terminal Bandeira (+131%) e Jardim das Rosas/Terminal Capelinha (+128%). Em números absolutos, a linha E.T. Itaquera/Terminal Parque Dom Pedro 2º transportou 200 mil passageiros a mais, seguida pela Terminal Parelheiros/Terminal Santo Amaro (+197 mil) e Terminal Jardim Ângela/Metrô Santa Cruz (+193 mil passageiros).

O primeiro turno das eleições municipais (6/10/2024) foi o dia com maior movimento, com 3,7 milhões de passagens gratuitas. Outras datas de destaque foram o aniversário da cidade (25/01/2024), com 3,5 milhões, e os dois domingos de provas do ENEM 2024 (3 e 10/11), com cerca de 3 milhões de embarques em cada um.

A imagem mostra um ônibus moderno de cor cinza e amarelo parado em uma estação. A porta do ônibus está aberta, e um homem vestido com um casaco vermelho e calças brancas está entrando. Ao fundo, há outras pessoas esperando na estação e edifícios altos visíveis.
Na média, aos domingos, o número de viagens gratuitas tem sido 31% maior do que o registrado antes da implantação da tarifa zero - Ciete Silvério/SECOM

IMPULSO A TURISMO E EVENTOS

Além de beneficiar trabalhadores e moradores da cidade, o Domingão Tarifa Zero tem promovido o turismo urbano. A iniciativa Turistou Tarifa Zero, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, oferece roteiros gratuitos aos domingos, incentivando visitas a pontos turísticos emblemáticos. O Minhocão é um dos destaques, atraindo visitantes para caminhadas, atividades culturais e fotografia, além de oferecer espaços de lazer equipados com mobiliário urbano.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo