São Paulo já tem 221 km de Faixa Azul, com redução de 47% no número de mortes

Projeto-piloto, que completou três anos em janeiro, dá mais segurança a cerca de 500 mil motociclistas que usam o corredor diariamente; Prefeitura irá instalar mais 200 km até 2028

A imagem mostra um motociclista em uma via urbana, pilotando uma moto preta com detalhes em laranja. O motociclista está usando um capacete e roupas de proteção. À sua frente, há um carro cinza e outros veículos em movimento. A via possui faixas azuis e é ladeada por árvores e áreas verdes.

Motociclista trafega em trecho de Faixa Azul da av. das Nações Unidas inaugurado em janeiro deste ano Edson Lopes Jr./SECOM

Após três anos de implantação da Faixa Azul em vias da cidade de São Paulo, os resultados mostram o acerto da medida, destacando-se a redução significativa de mortes de motociclistas. Segundo o Infosiga (sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito), o número de óbitos caiu 47,2% entre 2023 e 2024, passando de 36 mortes para 19. Além disso, o projeto beneficia diariamente cerca de 500 mil motociclistas que usam o corredor exclusivo, proporcionando deslocamentos mais seguros e melhor organização entre os modais de transporte. A frota de motos na capital é de 1,3 milhão.

O primeiro trecho implantado foi na avenida 23 de Maio, em janeiro de 2022, com extensão de 5,5 quilômetros, entre a praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. Desde então, o programa vem sendo expandido. Atualmente, a cidade conta com 221,2 km de Faixa Azul, distribuídos por 46 vias. É o equivalente a uma viagem de ida e volta a Campinas. A cidade receberá mais 200 km até 2028.

O trecho mais recente foi implantado na quarta-feira (26/3), na avenida do Estado, em ambos os lados. No sentido da Marginal Tietê, entre 100 metros antes do viaduto 25 de Março e a avenida Santos Dumont. Já no sentido Ipiranga, a faixa foi implementada entre 200 metros após a rua David Bigio e o viaduto Governador Roberto Abreu Sodré, onde se conecta ao trecho de Faixa Azul já existente na via.

Imagem de uma estrada movimentada com vários veículos, incluindo carros e motos, em ambas as direções. À esquerda, há uma faixa de motos. A vegetação ao redor é densa, com árvores visíveis ao longo da estrada. Sinais de trânsito e postes de iluminação estão presentes.
A Faixa Azul é uma sinalização de segurança para motocicletas - Edson Lopes Jr./SECOM

Foi o segundo trecho entregue em 2025, totalizando 9 km inaugurados neste ano. O primeiro, com 3 km, ocorreu em 22 de janeiro na avenida das Nações Unidas.

A Faixa Azul é uma sinalização de segurança para motocicletas. Fica entre as faixas veiculares de uma via, organizando o espaço compartilhado entre automóveis, ciclistas e ônibus. Idealizada por profissionais da CET das áreas de Planejamento e Projetos, Segurança Viária, Operacional e Sinalização, a Faixa Azul foi inspirada em experiências anteriores e também em resultados em cidades estrangeiras.

Imagem aérea de uma estrada com tráfego de veículos. À esquerda, há uma faixa de grama e árvores, enquanto à direita, a estrada se curva. No centro, há áreas pavimentadas e não pavimentadas. O tráfego é composto por carros e uma bicicleta visível na pista.
A Faixa Azul foi inspirada em experiências anteriores e também em resultados em cidades estrangeiras - Edson Lopes Jr./SECOM

A iniciativa tem por base dois princípios de segurança viária: Visão Zero, que defende que nenhuma morte no trânsito é aceitável, e o Sistema Seguro, voltado à prevenção de ferimentos graves mesmo em caso de erros humanos.

Wellington Batista Silva, 50, morador de Paraisópolis (zona sul), trabalha há 30 anos como motoboy e diz que a Faixa Azul foi a melhor coisa que fizeram para os trabalhadores. "A gente se sente mais seguro, os motoristas respeitam, não temos que ficar buzinando. Cada um fica no seu lugar. E, além disso, ganhei mais tempo no meu trabalho."

LINHA DO TEMPO DA FAIXA AZUL:

  • 25/1/2022: 5,5 km na av. 23 de Maio

  • 6/10/2022: 17 km na av. Bandeirantes - Afonso D'Escragnolle Taunay

  • 9 e 10/2023: 1,8 km no corredor Norte-Sul e 2,8 km nas avs.Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães

  • 6/11/2023: 6 km nas avs. Sumaré e Paulo 6º

  • 20/11/2023: 5,8 km na av. das Nações Unidas e 4 km na av. Miguel Yunes

  • 4/12/2023: 9,2 km na av. Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na av. Zaki Narchi e 5 km na av. Luiz Dumont Villares

  • 18/12/2023: 20,2 km na av. Jacu Pêssego e 8,2 km na av. do Estado

  • 1º/3/2024: 1 km no túnel São João Paulo 2º

  • 29/04/2024: 8,1 km distribuídos na av. Santos Dumont, r. Santa Eulália, túnel Ayrton Senna 1 e av. Washington Luís

  • 28/5/2024: 3 km na av. Gastão Vidigal

  • 29/5/2024: 6,2 km na av. Braz Leme e 4,7 km na av. Eliseu de Almeida

  • 1º/6/2024: 7,4 km na av. Tancredo Neves, 1 km no viaduto Ministro Aliomar Baleeiro e 2,4 km na av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello

  • 27/6/2024: 5,5 km no elevado João Goulart e 1,74 km na av. do Cursino

  • 1º/7/2024: 5,9 km na av. Aricanduva e 9,7 km na av. Salim Farah Maluf

  • 29/7/2024: 5,7 km na av. Gov. Carvalho Pinto, 9,6 km nas avs. Calim Eid e Dom Hélder Câmara, 6,92 km na av. Inajar de Souza e 700 m na rua Vergueiro

  • 2/9/2024: 9,44 km no corredor Norte-Sul, 12,5 km na av. Sen. Teotônio Vilela e 9,7 km na av. Escola Politécnica

  • 3/10/2024: 6,14 km na av. Abraão de Morais, 5,36 km na av. Dr. Ricardo Jafet e 400 metros na rua Sapetuba

  • 22/1/2025: 3 km na av. das Nações Unidas

  • 26/03/2025 – 6 km na avenida do Estado

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo