Cidade ganha 34ª UPA, que funciona 24 horas; até 2028, mais 15 serão entregues

Unidade do Ipiranga tem capacidade de realizar 21 mil atendimentos por mês e 30 tipos de exames laboratoriais

A imagem mostra uma vista aérea de um prédio de dois andares, localizado em uma área urbana. O prédio é de cor clara, com janelas e um telhado plano. Na frente do prédio, há um grupo de pessoas formando uma fila. Ao fundo, pode-se ver uma área residencial com várias casas. A vegetação é visível ao redor do prédio, e há uma quadra esportiva à direita da imagem.

Vista aérea da UPA Ipiranga, que pode realizar 21 mil atendimentos por mês Leon Rodrigues/ SECOM

A 34ª UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foi entregue à população de São Paulo pela Prefeitura no último dia 9 de abril. Funciona 24 horas por dia e tem capacidade para realizar cerca de 21 mil atendimentos por mês em diversas especialidades, incluindo atendimentos clínicos, pediátricos, ortopédicos, odontológicos e cirurgia geral e casos de infarto. Trata-se da UPA Ipiranga - Dr. Augusto Gomes de Mattos, que fica na rua Júlio Felipe Guedes, 200, Sacomã (zona sul).

Na unidade entregue por meio da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) foram investidos R$ 17,9 milhões para a transformação da antiga área do PS Augusto na nova UPA, que é a 22ª entregue desde 2021. A atual gestão tem o compromisso de inaugurar 15 novas UPAs até 2028, das quais três já estão em funcionamento. Em 2016, havia somente três na cidade.

O novo espaço é quatro vezes maior que o anterior. Conta com um Minilab, que pode realizar 30 tipos de exames laboratoriais, consultórios para diferentes especialidades, sala de urgência e emergência, duas salas de classificação de risco, consultório odontológico, salas de eletrocardiograma, de raio-X, de gesso, sutura e medicações.

A imagem mostra o interior de um consultório odontológico. À esquerda, há uma placa com o texto 'UPA 24h' e 'Consultório Odontológico'. No centro, um paciente está deitado em uma cadeira de dentista, enquanto um dentista, vestido com um jaleco e máscara, está realizando um procedimento dental. Outra pessoa, também com equipamento de proteção, observa o procedimento. O ambiente é claro e bem iluminado, com janelas ao fundo.
Paciente passa por tratamento odontológico na UPA Ipiranga - Leon Rodrigues/ SECOM

A UPA, além de atendimento odontológico de urgência 24 horas, presta serviço resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica e primeiros atendimentos aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso.

Na nova UPA, se alguém chegar infartado, o médico que está avaliando consegue trombolisar (tratamento que utiliza medicamentos para dissolver coágulos sanguíneos) em até 20 minutos. De acordo com a SMS, a Prefeitura de São Paulo vem implantando uma linha de cuidados e reduzindo os índices de mortalidade por infarto de 30% para 4%.

Para agilizar ainda mais o atendimento, a unidade conta com um consultório Fast Track, para que casos menos complexos sejam atendidos de forma ágil, direcionando, assim, os de maior gravidade para setores especializados. Com isso, o tempo de espera é reduzido, o atendimento ganha qualidade e a assistência se torna mais eficiente.

A imagem mostra o interior de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Há várias pessoas sentadas em cadeiras de espera, algumas delas visíveis ao fundo. Um profissional de saúde, vestido com jaleco, está em primeiro plano, enquanto outras pessoas estão em pé ou se movendo pelo espaço. O ambiente é bem iluminado e moderno, com paredes brancas e piso claro. Há telas de informação visíveis nas paredes, e um sinal indicando a UPA 24h.
Pacientes são recepcionados na chegada à UPA Ipiranga - Leon Rodrigues/ SECOM

ESTRUTURA

A nova UPA é composta por 483 colaboradores, sendo 172 médicos. O aumento no número de profissionais vai ampliar o acesso à rede de urgência e emergência, que anteriormente era oferecida pelo pronto-socorro que funcionava no mesmo local, e agora será uma UPA tipo 3. Antes, a unidade contava com 248 profissionais.

O equipamento foi construído com dois andares, com ampliação de 633 m² de área para 2.133 m². Com a expansão, o número total de leitos aumentou de 10 para 19, com melhoria na estrutura física e climatização do local. Houve aumento de postos na farmácia, passando de um para dois balcões de atendimento, sendo um na parte interna e outro na externa. A recepção passou a ter um guichê a mais, passando de três para quatro. A antiga sala de medicação era destinada para atendimento adulto e infantil e, agora, no novo espaço, são duas salas separadas (adulto e infantil), com seis poltronas em cada local, destinadas para medicação rápida.

A média de atendimento mensal vai subir de 12 mil para 21 mil, e o serviço passará a realizar cerca de 1.800 atendimentos odontológicos. Também houve expansões e melhorias nas áreas dos funcionários, como administração, vestiários e refeitórios.

A imagem mostra a entrada de um laboratório chamado 'MINI LAB'. A porta é verde com letras brancas destacando o nome do laboratório. Dentro do laboratório, duas pessoas estão trabalhando em mesas, usando jalecos brancos. O ambiente é moderno, com armários brancos e equipamentos de laboratório visíveis ao fundo.
Minilab da UPA Ipiranga pode realizar 30 tipos de exames laboratoriais - Leon Rodrigues/ SECOM

Para a autônoma Larissa Barbosa, 32, que aguardava para ser atendida pelo ortopedista da unidade, a UPA Ipiranga é uma conquista para os moradores da região. "Estávamos precisando muito de um equipamento como esse", contou.

A auxiliar de lavanderia Renata Malaquias de Lima, 28, foi levar a filha Luísa ao médico e afirmou estar satisfeita com o novo equipamento. "Melhorou bastante com a chegada dessa UPA. O atendimento é bom, e o espaço é amplo.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo