A 34ª UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foi entregue à população de São Paulo pela Prefeitura no último dia 9 de abril. Funciona 24 horas por dia e tem capacidade para realizar cerca de 21 mil atendimentos por mês em diversas especialidades, incluindo atendimentos clÃnicos, pediátricos, ortopédicos, odontológicos e cirurgia geral e casos de infarto. Trata-se da UPA Ipiranga - Dr. Augusto Gomes de Mattos, que fica na rua Júlio Felipe Guedes, 200, Sacomã (zona sul).
Na unidade entregue por meio da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) foram investidos R$ 17,9 milhões para a transformação da antiga área do PS Augusto na nova UPA, que é a 22ª entregue desde 2021. A atual gestão tem o compromisso de inaugurar 15 novas UPAs até 2028, das quais três já estão em funcionamento. Em 2016, havia somente três na cidade.
O novo espaço é quatro vezes maior que o anterior. Conta com um Minilab, que pode realizar 30 tipos de exames laboratoriais, consultórios para diferentes especialidades, sala de urgência e emergência, duas salas de classificação de risco, consultório odontológico, salas de eletrocardiograma, de raio-X, de gesso, sutura e medicações.
A UPA, além de atendimento odontológico de urgência 24 horas, presta serviço resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clÃnica e primeiros atendimentos aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso.
Na nova UPA, se alguém chegar infartado, o médico que está avaliando consegue trombolisar (tratamento que utiliza medicamentos para dissolver coágulos sanguÃneos) em até 20 minutos. De acordo com a SMS, a Prefeitura de São Paulo vem implantando uma linha de cuidados e reduzindo os Ãndices de mortalidade por infarto de 30% para 4%.
Para agilizar ainda mais o atendimento, a unidade conta com um consultório Fast Track, para que casos menos complexos sejam atendidos de forma ágil, direcionando, assim, os de maior gravidade para setores especializados. Com isso, o tempo de espera é reduzido, o atendimento ganha qualidade e a assistência se torna mais eficiente.
ESTRUTURA
A nova UPA é composta por 483 colaboradores, sendo 172 médicos. O aumento no número de profissionais vai ampliar o acesso à rede de urgência e emergência, que anteriormente era oferecida pelo pronto-socorro que funcionava no mesmo local, e agora será uma UPA tipo 3. Antes, a unidade contava com 248 profissionais.
O equipamento foi construÃdo com dois andares, com ampliação de 633 m² de área para 2.133 m². Com a expansão, o número total de leitos aumentou de 10 para 19, com melhoria na estrutura fÃsica e climatização do local. Houve aumento de postos na farmácia, passando de um para dois balcões de atendimento, sendo um na parte interna e outro na externa. A recepção passou a ter um guichê a mais, passando de três para quatro. A antiga sala de medicação era destinada para atendimento adulto e infantil e, agora, no novo espaço, são duas salas separadas (adulto e infantil), com seis poltronas em cada local, destinadas para medicação rápida.
A média de atendimento mensal vai subir de 12 mil para 21 mil, e o serviço passará a realizar cerca de 1.800 atendimentos odontológicos. Também houve expansões e melhorias nas áreas dos funcionários, como administração, vestiários e refeitórios.
Para a autônoma Larissa Barbosa, 32, que aguardava para ser atendida pelo ortopedista da unidade, a UPA Ipiranga é uma conquista para os moradores da região. "Estávamos precisando muito de um equipamento como esse", contou.
A auxiliar de lavanderia Renata Malaquias de Lima, 28, foi levar a filha LuÃsa ao médico e afirmou estar satisfeita com o novo equipamento. "Melhorou bastante com a chegada dessa UPA. O atendimento é bom, e o espaço é amplo.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo