Prefeitura de SP agiliza atendimentos na Saúde com confirmação de consultas e exames via WhatsApp

Sistema vai otimizar o uso da rede municipal de saúde uma vez que atualmente 25% das pessoas não comparecem às consultas

Uma mulher com colete amarelo, escrito 'Posso ajudar?', está interagindo com um quiosque digital em uma unidade de saúde. Ao fundo, há pessoas caminhando e um cartaz na parede com a imagem de uma mulher sorridente segurando um celular, promovendo o programa 'Saúde da Família'. O ambiente é bem iluminado e possui piso branco.

Prefeitura de SP agiliza atendimentos na Saúde com confirmação de consultas e exames via WhatsApp Leon Rodrigues/SECOM

A Prefeitura de São Paulo tem ampliado o uso da tecnologia para agilizar os serviços prestados aos cidadãos. Nessa linha, começará, no dia 5 de maio, a confirmar os agendamentos de consultas em especialidades e exames na rede pública municipal via WhatsApp.

Além de lembrar o usuário sobre as datas, a medida vai agilizar o acesso de outras pessoas, uma vez que hoje, com o serviço de confirmação via telefone, 50% das pessoas não confirmam a presença e 25% nem sequer comparecem à consulta. Cerca de nove milhões de pessoas usam a rede pública municipal em São Paulo. Por ano, são 29 milhões de consultas e 81 milhões de exames.

O serviço, criado pela Secretaria Municipal da Saúde, será oferecido pelo número (11) 98889-0156, identificado para os munícipes como Chat SP156 - Confirmação de agenda SUS. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), responsável pelas ferramentas do SP156.

No celular, o munícipe receberá as informações referentes a consulta ou exame, como data, horário, especialidade, procedimento, unidade e endereço, seguidas do convite para selecionar uma das opções: "Para confirmar, clique em SIM. Para cancelar e disponibilizar a vaga a outro cidadão, clique em NÃO".

Para utilizar o serviço, os usuários do SUS da capital devem salvar o número (11) 98889-0156 na agenda do celular e manter seus dados cadastrais atualizados na rede municipal de saúde, incluindo CPF, telefone fixo e celular.

A atualização, que deve ser feita a cada seis meses ou sempre que houver alteração nas informações, pode ser realizada por meio do aplicativo Agenda Fácil ou presencialmente em qualquer unidade de saúde da rede municipal.

Para aqueles que não possuem telefone ou WhatsApp, é importante manter um número de contato para recados, na Unidade Básica de Saúde (UBS), em outro equipamento de saúde ou por meio da visita de um agente comunitário de saúde.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo