O programa Smart Sampa, sistema de monitoramento implantado pela Prefeitura de São Paulo, feito por meio de 25 mil câmeras, foi responsável pela prisão de mais de mil criminosos que estavam foragidos da Justiça desde outubro do ano passado. Até as 11h30 de ontem (dia 25), o total era de 1.044 prisões.
A milésima prisão ocorreu no dia 14 de abril, quando um homem de 70 anos, condenado a 32 anos de prisão por estupro de vulnerável, e foragido desde 2019, foi identificado pelo sistema e preso na zona sul pela GCM (Guarda Civil Metropolitana).
Inaugurado, em julho de 2024, o programa contabiliza 2.289 criminosos presos em flagrante por crimes como tráfico de entorpecentes, furto, invasão de equipamentos públicos e posse ilegal de arma de fogo, entre outros. Além disso, 60 pessoas que estavam desaparecidas também foram localizadas.
Entre os foragidos reconhecidos pelo Smart Sampa e presos, estão assassinos, estupradores, ladrões de banco, integrantes de facções criminosas e até da máfia chinesa. Somente neste ano, foram presos 726 foragidos.
Esses dados são divulgados pelo Prisômetro, um placar de LED instalado em frente à central de monitoramento do Smart Sampa, na rua 15 de Novembro, no centro histórico. No local, trabalham 250 agentes da GCM e da Defesa Civil, que monitoram as ocorrências em tempo real, 24 horas por dia.
O sistema utiliza inteligência artificial para identificar suspeitos e monitorar áreas estratégicas, sendo integrado ao Samu, CET e a órgãos de segurança como as polÃcias Militar e Civil e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
As imagens captadas pelas câmeras do Smart Sampa, posicionadas em pontos estratégicos da cidade, incluindo terminais de transporte, locais de grande circulação e áreas com histórico de criminalidade, são analisadas por algoritmos que fazem comparações automáticas com bancos de dados policiais.
Ao identificar uma possÃvel correspondência com 90% de paridade entre uma imagem capturada e um procurado, é emitido um alerta, que passa por checagem manual feita por especialistas, para garantir que as abordagens sejam feitas de forma precisa e segura.
Além do reconhecimento facial, 4.000 câmeras possuem tecnologia para identificar placas de veÃculos roubados ou furtados.
O Smart Sampa também tem acesso à listagem de pessoas desaparecidas, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
APROVAÇÃO
A maioria absoluta da população aprova o Smart Sampa, segundo pesquisa realizada pelo CATI/IPESPE, com 89% dos pesquisados totalmente a favor do programa. De acordo com o levantamento, a aprovação é alta em todas as faixas etárias, nÃveis de instrução e de renda, superando os 80% em todas elas.
A maioria dos entrevistados (78%) tem conhecimento do sistema. Além disso, 66% dos entrevistados aprovam o Prisômetro e 65% o consideram muito importante.
AÇÕES E INVESTIMENTO CONTRA ENCHENTES E ALAGAMENTOS
- Reservatórios para água de chuva;
- Canalização de córregos;
- Reforma e construção de galerias de águas pluviais;
- Manutenção e limpeza;
- 97 obras previstas;
- R$ 8,7 bilhões de investimento.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo