Concessionária Tamoios investe em ações de preservação

Desde o início da construção da Nova Tamoios, prioridade máxima foi preservar a Mata Atlântica

Com a maior parte da obra dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, a necessidade de preservar pautou a construção da nova Tamoios desde a concepção do projeto. Foram realizados levantamentos geológicos, estudos de fauna e flora, treinamentos dos colaboradores por monitores ambientais e projetos para a construção de passagens para os animais até o plantio de 450 mil árvores.

"Como engenheiro, aprendi muito com essa obra, mas os desafios que tivemos para preservar o meio ambiente serviram como uma universidade. É incrível o que foi feito com o mínimo de impacto ao meio ambiente", diz Leonardo Arima, diretor da Concessionária Tamoios.

Uma das ações da concessionária foi a parceria com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) para a criação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). O objetivo era ter um local de acolhimento para os animais resgatados na rodovia e na obra, onde pudessem ser tratados e, quando possível, reinseridos na natureza. "O Estado de São Paulo é carente de centros desse tipo e hoje quem mais usa o Cras é a comunidade da região", afirma Arima.

Além dos projetos ligados diretamente à sustentabilidade, a obra da Tamoios criou formas de reutilizar material proveniente das escavações dos túneis, que se transformaram em concreto para a própria obra. Boa parte da água retirada dos túneis também foi reutilizada.