Nova Tamoios preserva Mata Atlântica, agiliza viagens e impulsiona economia

Executado pela construtora Queiroz Galvão e operado pela Concessionária Tamoios, novo complexo viário formado por túneis e viadutos dobra a velocidade na subida da serra e conta com recursos modernos de segurança

O desafio era imenso: tornar mais rápidas, seguras e confortáveis as viagens ao Litoral Norte de São Paulo e preservar a exuberância da Mata Atlântica, uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta.

Para superar os obstáculos geológicos, ambientais e de engenharia, foi necessário realizar uma das obras de maior complexidade já feitas no Brasil, com tecnologia de ponta, as mais avançadas técnicas de construção, know how e o empenho de milhares de pessoas.

A partir de hoje será possível comprovar como foi possível conciliar o desenvolvimento e a preservação ambiental com o início da operação do novo trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, um moderno complexo viário de 22 quilômetros, formado na maioria por túneis e viadutos, que irá interligar o Litoral Norte ao Vale do Paraíba.

"É uma megaobra com a assinatura da Construtora Queiroz Galvão. Um símbolo do que temos de melhor: equipe especializada, competência técnica, trabalho dedicado e compromisso com a qualidade"

Agostinho Serafim Jr., diretor-presidente da construtora

A nova serra da Tamoios é utilizada como pista de subida, no sentido Caraguatatuba - São José dos Campos. As duas pistas já existentes ficaram exclusivas para a descida da serra, no sentido litoral. Com isso, o motorista levará apenas uma hora e meia para chegar ao seu destino.

Realizada pela Construtora Queiroz Galvão e administrada pela Concessionária Tamoios, responsável pela operação e manutenção da rodovia desde 2015, a duplicação irá oferecer, aos cerca de 60 mil usuários que trafegam por dia pela Tamoios, pistas modernas e recursos que tornam a viagem mais segura, como câmeras inteligentes que detectam perigos e novos sistemas de iluminação e comunicação.

Com 85% da construção executada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, a opção por túneis e viadutos foi a solução encontrada pelas equipes de engenharia para preservar ao máximo as áreas de Mata Atlântica.

"A subida da serra foi uma obra complexa de engenharia, realizada em um desnível de cerca de 800 metros, que exigiu recursos tecnológicos modernos para evitar danos ao meio ambiente", afirma Leonardo Arima, diretor da Concessionária Tamoios.

O desnível equivale a um prédio de 266 andares e, com técnicas modernas de construção, a nova pista de subida ficou com inclinação máxima de 5%. "Isso significa que a 70 ou 80 quilômetros por hora, o motorista quase não nota que está subindo uma serra, de tão suave", afirma Arima.

Do total de 22 quilômetros da nova serra, 12,8 são percorridos em túneis e 2,6 por viadutos. A nova Tamoios tem o maior túnel rodoviário do país, com 5,5 quilômetros de extensão e, mesmo antes de ser inaugurado, já foi destaque internacional pela dimensão e complexidade da construção.

Os novos túneis contam com vários recursos. São mais de 600 câmeras, inclusive as que fazem a detecção de movimentos (PTC), como um carro parado, a entrada de um animal ou de uma pessoa a pé. As imagens são enviadas em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora a rodovia 24 horas todos os dias da semana.

Os motoristas passam também por um viaduto de 315 metros, em curva, construído em um local de difícil acesso, com uma tecnologia inédita no país: um teleférico de cargas austríaco chamado cable crane. O equipamento iça e transporta materiais usando um cabo de aço aéreo, fixado entre duas torres de mais de 30 metros de altura. O sistema permitiu a preservação de uma área de vegetação nativa equivalente a cinco campos de futebol (leia mais sobre o teleférico).

"Essa obra mostra que, com boa engenharia e equipes comprometidas, é possível construir e preservar", afirma Fábio Figueiredo Silva, engenheiro da Queiroz Galvão e gestor da obra da Tamoios.

DESENVOLVIMENTO

Com investimento de R$ 2,9 bilhões, a modernização da Rodovia dos Tamoios deverá reduzir custos logísticos e agilizar o escoamento de produtos, especialmente aqueles destinados ao Porto de São Sebastião. Além de promover o desenvolvimento da região, a nova Tamoios deve incrementar o turismo no Litoral Norte. A rodovia é um dos principais acessos para as praias de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

"A entrega da duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios é um exemplo de resiliência e gestão da Construtora Queiroz Galvão, especialmente demonstrado no investimento que garantiu a segurança dos trabalhadores durante a pandemia e a continuidade da execução das obras", afirma Mário Bianchini Júnior, diretor comercial da Queiroz Galvão.

"Em consonância com as secretarias do governo do estado de São Paulo, com a Vigilância Sanitária dos municípios do entorno, com a concessionária e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a construtora implantou medidas de proteção que incluíram fornecimento de máscaras, reforço na higiene, aferição de temperatura e testagem periódica, além de distanciamento no transporte, refeitórios e nas áreas de atuação", complementou Bianchini.

MODERNIZAÇÃO

Dos 22 km da nova serra, 12,8 são percorridos em túneis
Dos 22 km da nova serra, 12,8 são percorridos em túneis - Ari Versiani

Além da construção do novo trecho, a Concessionária Tamoios modernizou as pistas já existentes, que foram iluminadas e ganharão acostamento.

A nova serra dobrou a velocidade máxima na subida, de 40 km/h para 80 km/h. Com a iluminação, o tráfego noturno já aumentou 20% na Tamoios. "Ao trafegar pela nova serra, o motorista vai notar a harmonia entre o verde e o concreto", afirma Fábio Silva.

Agora a Concessionária Tamoios trabalha nas obras dos contornos de Caraguatatuba e São Sebastião, que tiveram início em outubro de 2021, após acordo com o governo do Estado de São Paulo. As obras demandam investimento de R$ 1,5 bilhão e devem gerar, no pico, cerca de 2.000 empregos.