A Rede D'Or, maior empresa de saúde da América Latina, com 74 hospitais em 14 estados, destaca-se por sua presença marcante além dos grandes polos urbanos. Com foco em qualidade, tecnologia de ponta e desenvolvimento de pessoas, a Rede D'Or democratiza o acesso à saúde em todo o Brasil. Um exemplo é sua atuação na Amazônia, onde administra dois hospitais em áreas de difÃcil acesso, levando medicina avançada e contribuindo para o desenvolvimento social da região.
Em apenas três anos, a Rede D’Or transformou o atendimento assistencial dos Hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro, situados no Pará, na região amazônica de Carajás.
Ambos passaram a ser administrados pela Rede em 2021, e os impactos positivos da nova gestão já são sentidos pela população. Entre eles, destacam-se a ampliação de cirurgias e consultas clÃnicas, maior investimento na capacitação da equipe e, mais recentemente, a inauguração de um novo pronto atendimento.
O trabalho feito nos dois hospitais, principalmente das cidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis, não se limita ao aumento de atendimento à população. Agora, é possÃvel fazer cirurgia bariátrica, de coluna, de próstata, infiltração de joelho, além de exames como a colonoscopia. Os hospitais cresceram não só em volume, mas em qualidade e diversificação de tratamentos ofertados.
Outro ponto relevante é a conquista dos certificados do Programa de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem e as certificações ONA 3, tanto no 5 de Outubro como no Yutaka Takeda, que reconhecem a qualidade técnica e a segurança dos hospitais.
As duas instituições também possuem a certificação Green Kitchen, selo que reconhece práticas sustentáveis na cozinha hospitalar e o incentivo à alimentação saudável dos clientes e colaboradores.
Respeito aos costumes locais
Outra importante melhoria implementada são os serviços de APS (Atenção Primária em Saúde). Equipes multidisciplinares especializadas em medicina de famÃlia e comunidade atuam na prevenção, promoção da saúde e acompanhamento de doenças agudas e crônicas.
"O atendimento de APS é adaptado à s necessidades locais, levando em consideração as caracterÃsticas epidemiológicas e geográficas", comenta Carolline Ramos, gerente executiva de operações da Rede D'Or.
Da mesma forma, os grupos indÃgenas recebem atenção diferenciada no Yutaka Takeda e no 5 de Outubro. "Existe um profundo respeito pela cultura indÃgena e suas práticas ancestrais relacionadas à cura e à saúde. Durante o tratamento, toda a famÃlia permanece no hospital com o ente assistido e, dentro do possÃvel, nos adaptamos para que os costumes e hábitos intrÃnsecos a essa cultura sejam integrados aos nossos protocolos assistenciais de cuidado seguro e centrado no paciente", explica a gerente.
A população também é favorecida pela completa assistência em saúde materno-infantil, isto é, desde os cuidados com o pré-natal até o nascimento do bebê.
Região beneficiada pela expertise no ensino
Com o objetivo de elevar o padrão de qualidade assistencial em toda a região, a Rede D'Or investe fortemente na qualificação contÃnua dos seus profissionais por meio de sua expertise em pesquisa e ensino.
"Os profissionais que trabalham conosco podem levar esse conhecimento para outras empresas, assim como as boas práticas que desenvolvemos nos grandes centros são compartilhadas no Pará", diz Carolline Ramos.
Isso significa que a Rede D’Or realizou maneiras de elevar significativamente a qualidade assistencial dos dois hospitais, a partir de maior treinamento entre os colaboradores – tanto na parte de qualidade como na de segurança –, além de promover eventos cientÃficos na região.
A região ainda conta com faculdades de Enfermagem, de Nutrição e cursos técnicos, o que permite que os profissionais procurem mais qualificação.
De paciente a funcionário: ele cresceu ‘ao lado’ do hospital
Elienai Silva, 33, nasceu no Hospital Yutaka Takeda e, atualmente, faz parte do seu quadro de funcionários. Ele acompanhou de perto todo crescimento da região, além de ter visto a melhoria das instituições depois da administração da Rede D’Or.
"A nova gestão trouxe essa preocupação com o desenvolvimento profissional da equipe e fui muito agraciado com isso. Entrei como ‘comprador’, depois de seis meses virei lÃder do almoxarifado e hoje sou supervisor de suprimentos", conta.
No cargo, Silva nota a melhoria na segurança do paciente, principalmente. "Houve uma evolução no hospital. Como paciente e hoje, daqui de dentro, vejo a diferença. Conseguimos trazer para a nossa cidade aqui no Pará algo igualmente bom em relação às grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo", conta o supervisor.
Com atendimento de emergência 24 horas para adultos e crianças, a inauguração do pronto atendimento de Parauapebas, em abril de 2024, foi um marco para a qualidade assistencial na região, ampliando o acesso aos serviços de saúde à população.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha