Natureza na ponta dos dedos

Risqué lança nova linha de esmaltes com ingredientes naturais, vegana e cruelty-free; fórmula é livre de 16 ingredientes com potencial alergênico

Chá Cerde
Chá Cerde - Risqué/Divulgação

Nunca se falou tanto sobre questões ambientais e os impactos que o consumo e o descarte desenfreados têm para a saúde do planeta. A pandemia da Covid-19 ajudou a reforçar a preocupação com as ações pontuais que cada um pode ter para cuidar melhor do mundo em que vivemos. Também passamos a olhar com mais atenção para a nossa própria saúde.

Essas preocupações se refletem diretamente na hora de decidir o que comprar, tanto na feira como na perfumaria. O mercado de cosméticos mundial viu explodir a procura por produtos que causam menos impactos na natureza e priorizam ingredientes de origem natural e não mais compostos sintetizados em laboratório.

De acordo com pesquisa do instituto Nielsen feita em 2021, os produtos considerados limpos (livres de parabenos, sulfatos, ftalatos, corantes e fragrâncias artificiais e mais 600 outros ingredientes) movimentaram US$ 406 milhões nos Estados Unidos. Por lá, "Clean Beauty" já virou nome de categoria nas perfumarias e supermercados, como acontece com as frutas, legumes e vegetais orgânicos nos mercados brasileiros.

Atenta à tendência, a Risqué, líder no mercado de esmaltes e pertencente ao Grupo Coty, lança no Brasil a primeira linha de esmaltes formulada com ingredientes naturais, vegana, cruelty-free e livre de 16 ingredientes com potencial alergênico. "Risqué é a primeira marca de esmaltes que traz uma proposta de produto mais sustentável cuidando do planeta. Com novas cores que serão ferramentas de expressão para os nossos consumidores", afirma Regiane Bueno, vice-presidente de Marketing do Grupo Coty.

A linha Risqué Bio traz 7 cores de esmaltes e uma base preparadora. As fórmulas contêm ingredientes naturais, como a couve kale, um superfood conhecido por ser rico em vitaminas, e o óleo de melaleuca, conhecido por sua ação antibactericida e antisséptica. Os nomes das cores fazem referência à natureza: Chá Verde, Girassol, Lírio Branco, Oceano Azul, Pimenta Caiena, Rosa do Himalaia e Canela.

Risqué defende há anos que o ato de pintar as unhas é uma forma de autoexpressão. Por isso, a nova linha não poderia ficar só no branquinho. Tons de verde, azul e amarelo, além dos vermelhos, estão disponíveis – todas feitas com pigmentos naturais, como o carvão vegetal ativado e o extrato de Flor de Carthamus Tinctorius.

E não precisa duvidar do potencial dessas cores. A linha, que levou 18 meses para ser formulada, traz a mesma pigmentação e durabilidade do portfólio de Risqué.

A embalagem, é claro, é mais sustentável. A tampinha é feita com plástico reciclado e as 880 cerdas do pincel são de origem vegetal –substituindo o nylon usado nos aplicadores tradicionais. Vale lembrar que Risqué tem coletores de vidrinhos usados em parceria com algumas perfumarias.

Além dos ativos naturais e da embalagem eco-friendly, outro ponto que torna a linha Risqué Bio inovadora é o fato de ela não usar ingredientes com potencial alergênico e derivados de animais em seus esmaltes.

A lista de ingredientes banidos pela linha Risqué Bio também conta com as substâncias que podem causar danos por inalação continuada, como a cânfora e a acetona.

Para ser considerado hipoalergênico pela Anvisa, a agência responsável pela fiscalização da produção e consumo de cosméticos e medicamentos, não basta excluir da fórmula ingredientes que causam mais alergia que outros. A agência determina que somente os produtos que passam por estudos de Sensibilização Cutânea e Fotoalergia podem carregar o selo de Hipoalergênicos na embalagem.

Risqué agora é aprovada no programa Leaping Bunny, da Cruelty-free International. O selo é considerado padrão ouro entre os certificados que comprovam que a marca é contra e não faz testes em animais.

De acordo com a vice-presidente de marketing do grupo Coty, o lançamento de Risqué Bio vem para inaugurar um novo momento para a marca, combinando os valores da empresa com as necessidades do mercado. Regina Bueno afirma que um dos pilares prioritários da Risqué é o conceito ESG (sigla em inglês para as práticas empresariais responsáveis com questões ambientais, sociais e de governança).

A nova linha Risqué Bio é um lançamento da linha fixa de cores da marca. Portanto, ela não sairá de moda tão cedo, assim como a preocupação de todos nós com a saúde do planeta.

Couve kale, rico em nutrientes e antioxidantes
Couve kale, rico em nutrientes e antioxidantes - Risqué/DVG
Óleo de melaleuca Antibactericida
Óleo de melaleuca Antibactericida - Risqué/Divulgação
Carvão de bambu Pigmento preto
Carvão de bambu Pigmento preto - Risqué/DVG
Flor de cártamo Pigmento marrom-alaranjado
Flor de cártamo Pigmento marrom-alaranjado - Risqué/DVG