Por que a inteligência emocional é a bola da vez na visão de quem contrata?

Assista a live com Sofia Esteves, da Cia de Talentos, a psicóloga Nielse Maluf e Eduardo Ehlers, do Senac, sobre as habilidades requisitadas para o profissional do futuro

Um dos pontos-chave no perfil dos profissionais mais procurados do mercado atualmente é o da inteligência emocional. Além da competência técnica, as empresas querem pessoas que tenham capacidade empreendedora, saibam trabalhar em um contexto colaborativo e resolvam problemas de forma criativa.

Mas qual o caminho de aprendizado para adquirir essas competências? Essa pergunta foi o ponto de partida da live “Inteligência Emocional em Aprendizado”, promovida pelo Senac em parceria com o Estúdio Folha, que contou com a participação de Sofia Esteves, presidente do Conselho Grupo Cia de Talentos, empresa de recrutamento e desenvolvimento de jovens profissionais, Nielse Maluf, psicóloga e diretora da Gemma Consult, consultoria em gestão de pessoas, e Eduardo Ehlers, diretor acadêmico do Centro Universitário Senac, responsável pelos cursos de graduação e de pós-graduação presenciais, pela pesquisa e pela extensão universitária.

“O primeiro passo é assumir que o desenvolvimento das competências comportamentais é tão importante quanto a aquisição dos conhecimentos técnicos ou dos saberes específicos e, a partir daí, é que a escola vai identificar quais os métodos que podem contribuir pra isso”, disse o diretor do Senac.

Sofia Esteves trouxe a visão das empresas em relação à inteligência emocional. Ela lembrou que, no passado, as empresas se pautavam em contratar profissionais com “experiência” na área. “Hoje, o que mais bloqueia as pessoas em um processo seletivo são as competências socioemocionais e a aderência à cultura e aos valores, que vem de uma habilidade que é fundamental, que é o autoconhecimento.”

A psicóloga Nielse Maluf lembrou que competência é entrega e que, hoje, não basta

ser bom, mas é preciso de fato mostrar como se é bom. E saber escutar. “Escutar é dificílimo, é uma das competências mais difíceis que existe”, disse.

Senac São Paulo

Há 75 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos, ensino médio técnico e de ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento.

Com 63 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o estado de São Paulo, incluindo os três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão.

O Centro Universitário Senac trabalha para desenvolver o potencial empreendedor em seus alunos durante todo o processo de aprendizagem, aliando metodologias ativas e proporcionando vivências inovadoras. Por sua excelência educacional e qualidade da infraestrutura disponibilizada a alunos e funcionários, o Centro Universitário Senac possui nota 5 na avaliação do Ministério da Educação para os cursos presenciais e a distância.

Assista à íntegra da live: https://www.youtube.com/watch?t=1012&v=XZXpb1OskYQ&feature=youtu.be