Senac oferece mais de 400 cursos em EAD

Referência em educação no país, a instituição disponibiliza opções entre cursos livres, técnicos, graduação, pós e extensão

Referência brasileira em educação, com uma tradição consolidada por 78 anos de história, o Senac é, também, uma instituição que conta com uma vasta oferta de cursos em educação a distância (EAD). São mais de 400 cursos (entre livres, técnicos, graduação, pós-graduação e extensão universitária em diversas áreas do conhecimento), amparados por uma rede com mais de 380 polos espalhados pelo país.

"O nosso desafio sempre foi o de levar a mesma qualidade do presencial à EAD. Levamos isso muito a sério. E temos conseguido", afirma Ozeas Vieira Santana Filho, diretor do Ensino Superior do Senac EAD. "Temos nota máxima no MEC (Ministério da Educação), cursos com nota máxima no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que faz uma avaliação do rendimento dos alunos que concluem cursos de graduação). Nossos alunos são supervalorizados no mercado."

.
Alunos de EAD do Senac contam com aulas semanais ao vivo com os professores - Divulgação/Senac

O Senac disponibiliza 27 cursos em sua graduação na modalidade EAD, em áreas que vão da gestão à tecnologia da informação, do comércio à educação.

As inscrições para esses cursos estão abertas até o dia 8 de abril, para início das aulas ainda no primeiro semestre. A instituição ainda conta com uma Política de Descontos, baseada em critérios regionais (de acordo com o polo escolhido pelo estudante) ou institucionais (para comerciários ou egressos do ensino público, por exemplo).

Para que a qualidade já comprovada no ensino presencial esteja presente também na EAD, o Senac criou uma metodologia que inclui uma interface moderna e com ótima acessibilidade. Os alunos podem consultar biblioteca virtual e tutores, assistir às aulas gravadas no horário em que desejarem, ter acesso a ebooks e recursos audiovisuais e ainda participar de uma aula ao vivo por semana com professores (mestres e doutores, com experiência no mercado de trabalho).

Santana Filho ressalta que a qualidade do ensino não depende da modalidade em que ele é feito. Depende do que a instituição oferece em seu plano pedagógico.

Segundo o diretor, a EAD tem muitas vantagens, como a flexibilidade de horários dos estudantes, que podem aprender no ritmo deles. "Assim, o desempenho pode ser até melhor na EAD do que no presencial. Porque o aluno é quem determina o seu ritmo. No presencial, o ritmo é o da sala de aula."

Os alunos que têm facilidade para estudar em casa obtêm uma performance melhor quando fazem a modalidade EAD, afirma Santana Filho. "Além disso, eles não têm problema de locomoção, porque podem estudar em casa. É outro ganho para eles."

As provas são realizadas sempre de maneira presencial, em um dos polos do Senac. Santana Filho afirma que um dos diferenciais da instituição é o encontro semanal com os professores, por meio de webconferência ao vivo. "É um momento muito valorizado pelos alunos, porque eles podem complementar o que estudaram, tiram dúvidas, interagem com outros estudantes"

Além do conhecimento teórico, os alunos dos cursos de graduação em EAD do Senac também são preparados para a prática que encontrarão no mercado de trabalho.

Um exemplo é o Empreenda, uma competição em que os alunos desenvolvem uma ideia de negócio e, ao final, são avaliados. Podem participar matriculados no presencial e na EAD. "Em 2023, o principal prêmio foi para um grupo de alunos da graduação em EAD", conta Santana Filho.

Outro é a plataforma Senac Carreiras, que faz a conexão entre alunos da graduação e empresas que oferecem vagas de trabalho. "Criamos essa ferramenta para ampliar as oportunidades de estágio. É uma maneira de aproximar os alunos do mercado de trabalho", diz Santana Filho.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha