Educação financeira desde a infância é caminho para escolhas conscientes

Sicredi participa da Semana Nacional de Educação Financeira com o lançamento de curso gamificado para adolescentes, videocast, gibi e ações de suas cooperativas em diversas regiões do país

A imagem mostra um grupo de crianças e adultos em um ambiente interno, possivelmente uma sala de atividades. As crianças estão segurando pelúcias de animais e algumas têm balões verdes. Ao fundo, há uma mesa decorada com mais pelúcias e um banner que diz 'TURMINHA'. O ambiente é iluminado e as pessoas estão sorrindo, demonstrando alegria.

Ação desenvolvida com crianças no estado do Paraná Sicredi/Divulgação

A educação financeira tem papel importante na construção de uma sociedade mais consciente e preparada para lidar com os desafios econômicos do cotidiano. O contato desde a infância com conceitos como planejamento, consumo consciente e poupança contribui para uma vida financeira saudável e sustentável, com impacto direto no bem-estar e na relação com o dinheiro.

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com atuação nacional, tem se destacado na promoção da educação financeira por meio de diversas iniciativas para adultos, crianças e adolescentes. Durante a 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada entre 12 e 18 de maio, o Sicredi atuou em várias frentes, com o lançamento de programas, cursos e ações voltados para diferentes públicos.

A Semana ENEF é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e neste ano teve como tema "Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes".

Alinhado a esse tema central, o Sicredi lançou na Semana ENEF um curso gamificado de educação financeira para adolescentes. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de hábitos saudáveis em finanças e a tomada de boas decisões em relação a consumo, planejamento e investimentos, de uma forma interativa e conectada com os jovens. O game está disponível em "Cursos", na plataforma digital Sicredi na Comunidade.

A imagem mostra um evento em um espaço coberto onde várias crianças estão sentadas em um círculo, assistindo a uma apresentação. As crianças estão vestidas com camisetas coloridas, principalmente em tons de laranja e algumas em outras cores. No centro, duas pessoas estão se apresentando, uma delas vestida com roupas brancas e verdes. Ao fundo, há banners verdes com a marca 'siredi' e equipamentos de som. O ambiente parece festivo e animado.
Apresentação do Circo dos Sonhos no município de Itaporã (MS) - Sicredi/Divulgação

Outra novidade foi o lançamento do videocast "Escolhas Conscientes para um Futuro Sustentável", apresentado pelos planejadores financeiros Eduardo Amauri e Vivian Magalhães. Com três episódios, o programa mostra como as escolhas que fazemos impactam a vida financeira no presente e no futuro.

Além disso, a instituição estreou a sexta temporada da série "Explica aí, Sicredi", disponível no canal da instituição no YouTube. Os cinco episódios da série oferecem orientações práticas e didáticas sobre como pais e responsáveis podem abordar o tema da educação financeira com crianças e adolescentes.

A parceria entre o Sicredi e a MSP Estúdios, iniciada em 2018 e que já distribuiu gratuitamente mais de 9 milhões de gibis, também apresentou novidades na Semana ENEF. Foram lançados um gibi e um vídeo em que a Turma da Mônica aprende ainda mais sobre investimentos, exemplificando temas como liquidez e inflação de forma lúdica e acessível ao público infantil.

Cooperativas em ação

Além das iniciativas nacionais, as mais de 100 cooperativas de crédito do Sicredi realizaram ações locais de educação financeira em diferentes formatos, adaptadas às regiões onde atuam.

"Acreditamos que a educação financeira é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais consciente, preparada e sustentável. Durante a Semana ENEF, o Sicredi desenvolveu iniciativas voltadas à formação de crianças e adolescentes, entendendo que cada ação, mesmo em pequena escala, tem potencial para gerar impactos duradouros na vida das pessoas", afirma Aldo Dagostim, presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ.

A cooperativa realizou 168 ações durante a Semana ENEF, que impactaram cerca de 6.500 crianças e adolescentes. "Lançamos a cartilha Escolinha da Bicharada, inspirada na campanha Turminha da Poupança, com o objetivo de tornar o aprendizado financeiro mais acessível e lúdico", diz Dagostim. "Iniciativas como essa reforçam nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento das comunidades onde atuamos."

Um homem sorridente está posicionado em frente a um fundo com o logo da instituição financeira Sicredi. Ele usa um terno escuro e uma gravata, e parece estar em um ambiente de escritório bem iluminado. O logo do Sicredi é visível atrás dele, com a inscrição 'Vanguarda PD/SP/RJ'.
Aldo Dagostim - Sicredi/Divulgação

Cada ação, mesmo em pequena escala, tem potencial para gerar impactos duradouros na vida das pessoas

Aldo Dagostim

presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

Com presença no Rio Grande do Sul e Espírito Santo, a cooperativa Sicredi Serrana mobilizou cerca de 6.000 pessoas durante a Semana ENEF, com uma programação que incluiu palestras, oficinas e peças teatrais voltadas a crianças, adultos e jovens.

Na cidade gaúcha de São Sebastião do Caí, a 66 quilômetros de Porto Alegre, o estudante Danyan Gabriel de Oliveira Eckhardt, de 17 anos, foi um dos jovens impactados pela palestra "A Importância da Educação Financeira para a Juventude", apresentada por Bia Santos, fundadora de uma startup de inclusão e educação financeira.

"Ter contato com educação financeira é muito importante, especialmente para os jovens, que muitas vezes não conseguem ter um bom planejamento financeiro e gastam muito", afirma Danyan, aluno do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Felipe Camarão.

Já a Sicredi Recife realizou uma série de ações em escolas e instituições de ensino superior da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Norte, impactando mais de 200 crianças e jovens. As atividades de educação financeira focaram na importância de poupar e investir para alcançar um futuro mais próspero.

Para auxiliar na realização de iniciativas nas regiões do país em que está presente, o Sicredi conta com um programa desenvolvido de forma colaborativa pelas centrais, cooperativas e Fundação Sicredi chamado Cooperação na Ponta do Lápis.

O programa desenvolveu uma metodologia para a realização de oficinas, palestras e cursos com temas ligados à conscientização e proteção financeira. A ideia é levar informação, conhecimento e boas práticas para melhorar a relação das pessoas com o dinheiro.

Já a cooperativa Sicredi Centro Sul que atua nos estados do Mato Grosso do Sul e da Bahia impactou mais de 8.000 pessoas em 220 ações durante a Semana ENEF. Dentre os destaques da programação, cinco cidades sul-mato-grossenses receberam o espetáculo "Circo dos Sonhos", da companhia Sucata Cultural. A peça apresentou conceitos de finanças pessoais de forma lúdica e envolvente, aproximando o tema do público infantojuvenil.

Na Bahia, jovens atletas das categorias de base dos clubes Bahia e Vitória participaram da palestra "Dinheiro: o que nunca te falaram", voltada a adolescentes que sonham com uma carreira no esporte. A iniciativa buscou despertar a consciência sobre o valor do planejamento financeiro e a importância de fazer escolhas responsáveis desde cedo.

Nos últimos três anos, o Sicredi realizou mais de 40 mil ações de educação financeira, as quais impactaram direta ou indiretamente mais de 78 milhões de pessoas.

Saiba mais em: Educação Financeira

*conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha