Carnaval de rua da cidade de São Paulo terá mais de 640 blocos

Alexandre Pereira/Secretaria Municipal de Comunicação/Divulgação
Cortejo com a Espetacular Charanga do França

O maior Carnaval de todos os tempos vai começar. Neste ano, São Paulo vai receber 644 blocos e 678 desfiles de rua, número recorde na história da festa na capital paulista.

A estimativa é que nada menos do que 15 milhões de pessoas tomem as ruas da cidade entre 31 de janeiro e 1º de março, cerca de dois milhões a mais do que no ano passado. Serão 400 circuitos espalhados pelas cinco regiões e uma diversidade de ritmos para os mais variados públicos -das tradicionais marchinhas carnavalescas ao k-pop coreano.

Para realizar um evento desse porte, a prefeitura antecipou a organização -em setembro de 2019 lançou o edital de patrocínio e abriu as inscrições para os blocos interessados em participar. A segurança foi reforçada, e o número de ambulâncias para atender aos foliões foi ampliado. Ao todo, mais de 23 mil colaboradores participam da operação.

Os festejos se iniciam ainda em janeiro, com um cortejo de três tradicionais blocos, Espetacular Charanga do França, Tarado ni Você e Minhoqueens, na sexta (31). Eles saem da Praça Ramos de Azevedo (em frente ao Theatro Municipal) e marcam o encerramento do festival Verão sem Censura, que abriu a agenda 2020 da Secretaria Municipal de Cultura.

A prefeitura elegeu os circuitos de grande porte que receberão as maiores atrações: Lapa (Gastão Vidigal e Marquês de São Vicente); Pinheiros (Berrini e Faria Lima); Santo Amaro (Roque Petroni); Sé (Tiradentes, Consolação e República); Santana (Luis Dummont Villares) e Vila Mariana (Ibirapuera).

Entre as novidades deste ano estão o tradicional bloco recifense Galo da Madrugada e o DJ Alok.

O encerramento, na Consolação, terá show de Daniela Mercury. À frente do bloco Pipoca da Rainha, a cantora participa pelo quinto ano seguido do Carnaval paulistano. "Já é o maior Carnaval do Brasil. Espetacular. Esperei a cidade se fortalecer com bloquinhos e foi isso o que aconteceu. Fico muito honrada em ter acreditado nisso desde o começo", declarou a baiana.

Durante a festa, a prefeitura também vai realizar campanhas contra o assédio sexual e a embriaguez ao volante, pelo uso de preservativo e pelo manejo consciente do lixo.

Confira a programação completa no site https://www.prefeitura.sp.gov.br/carnavalderua/

Espaço Pago