SAUDÁVEL, SABOROSO E SUSTENTÁVEL

"Queremos fomentar a agricultura familiar e, para tanto, temos uma relação muito estreita, um tratamento especial com nossos fornecedores" Fabiana Farah, gerente de perecíveis do St Marche

Nunca se falou tanto em alimentos orgânicos. Não poderia ser diferente em um país como o Brasil, que se sustenta em grande parte por causa de sua intensa produção agrícola.

A pauta, entretanto, tem extrapolado seu caráter econômico e, hoje, orbita no contexto da saúde e do bem viver.

Isso porque a produção de frutas, legumes e grãos orgânicos não envolve o uso de pesticidas, fertilizantes químicos e nem agrotóxicos -componentes que podem causar males para pessoas, dependendo da sua quantidade e exposição.

Sem a presença destes químicos, os alimentos orgânicos são mais saudáveis e ainda conservam o seu sabor original.

Além de promover alimentos mais gostosos e saudáveis, esse tipo de produção altera a forma como o varejo se relaciona com o produtor. Por terem menos conservantes, os orgânicos são mais perecíveis, de modo que a logística de abastecimento dos mercados requer uma proximidade maior com o produtor.

Essa aproximação permite aos dois atores controlarem com mais afinco a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final.

É o que acontece no St Marche. A fim de estimular a venda dos alimentos orgânicos, o supermercado aproximou seus fornecedores dos lojistas, educando toda a sua rede em relação à comercialização desse tipo de produto.

As áreas onde ficam esses alimentos foram sinalizadas, e os funcionários foram capacitados para saber explicar os seus pormenores, de onde vêm e quais são os seus diferenciais.

"Fazemos um trabalho extenso, tanto com os nossos funcionários quanto com os produtores. Em geral são produtores menores, e, por isso, damos uma atenção maior para eles. Queremos fomentar a agricultura familiar e, para tanto, temos uma relação muito estreita, um tratamento especial com esses fornecedores", explica Fabiana Farah, gerente de perecíveis do St Marche.

"Hoje, o cliente já está mais familiarizado com o orgânico. Algumas marcas já estão presentes há mais de uma década no mercado. Ainda assim fazemos ações pontuais, como a degustação desses produtos, para aproximar o cliente desse alimento", conclui.