Azeite sem erro

Filipe Rocha/Estúdio Folha

Azeite é item básico em qualquer lista de compras. Um óleo vegetal tradicional, saudável e versátil, que usamos diariamente para refogar, temperar saladas e finalizar pratos. Diante das dezenas de opções presentes nas prateleiras do St Marche, é inevitável perguntar: qual levar?

De fato, azeite não é tudo a mesma coisa. Há diferenças notáveis, dependendo da região onde a oliveira foi cultivada. É preciso escolher o que mais agrada o paladar de cada um ou melhor harmoniza com o prato em questão.

Considerados por muitos os melhores do mundo, os italianos têm sabor delicado e doce. No St Marche, o consumidor encontra o tradicional Colavita -de uma empresa familiar que está na quarta geração.

De Molise, sai o Il Tradizionale, o azeite mais premium da marca, ideal para massas e risotos. Outra opção é o Selezione Italiana, com azeitonas colhidas em três regiões da Itália -Puglia, Molise e Sicília-, boa escolha para pratos frios.

Enquanto isso, os portugueses são reconhecidos pelo sabor suave e amendoado. Do Alentejo, o Herdade do Esporão é um azeite frutado, levemente picante, bom para sopas e assados. Facilmente encontrado no St Marche, o Selecção, produto premium da mesma marca, é mais complexo. Vai bem para temperar saladas ou simplesmente para acompanhar o pão.

Apesar de o azeite ser tradicionalmente mediterrâneo, há também bons exemplares da América do Sul. O terroir do Chile se mostrou apropriado para o cultivo de oliveiras, com frescor e aromas marcantes.

O exemplar Santiago, produzido no Vale de Colchagua, de onde também saem excelentes vinhos, é uma boa pedida. O Premium é ideal para molhos, enquanto o Limited Edition vai bem com carnes.

Os supermercados St Marche oferecem todos os azeites mencionados, além de opções da Espanha, Grécia, Brasil e outros países.