Aos 125 anos, SulAmérica lança conceito de Saúde Integral com apoio de corretores

Profissional, peça-chave na história de sucesso da companhia, é vital para disseminar o equilíbrio entre saúde física, emocional e financeira

Posicionar-se estrategicamente no mercado é fundamental para a sobrevivência de uma empresa. Mais: contar com um time de colaboradores e parceiros engajados faz a diferença para o sucesso e a continuidade do negócio.

A tarefa não é fácil. No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de cada dez empresas abertas, cinco fecham as portas antes de completar quatro anos. Tornar-se longeva num mercado cada vez mais globalizado e competitivo é desafiador. É preciso inovar constantemente. E é isso que a SulAmérica faz. Neste ano, a companhia completa 125 anos.

E, para celebrar, lançou um novo posicionamento estratégico. Nomeado de “Saúde Integral”, abrange a saúde física, emocional e financeira. “A inovação está no DNA da SulAmérica, assim como o de cuidar das pessoas. Saúde Integral é a essência dos nossos produtos e uma verdade incontestável, pois, para estarmos bem, temos que cuidar das partes física, financeira e emocional”, disse o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella.

Gabriel Portella, presidente da SulAmérica

Peça-chave

Para Portella, a longevidade da SulAmérica passa por boas estratégias, muito trabalho, constante inovação e pela dedicação de todo o time e parceiros. “É preciso buscar novos caminhos. Ser melhor a cada dia. Ninguém atinge o sucesso sozinho. Nessa trajetória, há um parceiro fundamental, que é o corretor de seguros, pois é ele que mantém o contato mais estreito com nossos clientes.”

O corretor de seguros sempre foi peça-chave desde os primeiros passos da SulAmerica, em 1895, quando Dom Joaquim Sanchez de Larragoiti criou, no Rio de Janeiro, a SulAmérica Companhia Nacional de Seguros de Vida.

A empresa ostenta marcas de pioneirismo. Em 1918, lançou o seguro de sócios, patrões e empregados, a primeira forma de seguro de vida em grupo do mercado brasileiro; em 1940, introduziu o seguro de responsabilidade civil; nos anos 1970, lançou o primeiro seguro saúde e o serviço de assistência 24 horas para automóveis.

“Em todas as fases da SulAmérica, o corretor de seguros sempre esteve presente. Ele é parte do desenvolvimento da empresa. Há uma relação muito próxima e efetiva, de agregação de valor, fidelidade, de geração de oportunidades junto aos corretores de seguros. Esse relacionamento é algo que nos orgulha muito”, disse o presidente da empresa.

“A relação com os corretores sempre foi próxima e verdadeira. Eles são parte relevante da história de sucesso da SulAmérica, em toda a trajetória da empresa”

Gabriel Portella, presidente da SulAmérica

Neste ano, apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a SulAmérica não parou. Adotou um novo posicionamento estratégico, lançou produtos, comprou e vendeu companhias e manteve todo seu time e parceiros em segurança.

“A pandemia não é um momento feliz para ninguém. Mas estamos conseguindo realizar um bom trabalho. Nossa vocação é cuidar das pessoas, e de forma integral: Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Gestão de Ativos. Oferecemos essa combinação dos produtos com o propósito de levar a saúde de forma integral. É um passo ousado, uma evolução dentro do nosso negócio.”

Para Portella, a agilidade foi um diferencial da SulAmérica na pandemia. Em uma semana, colocou todos seus funcionários em segurança, em suas casas, e vem mantendo-se em funcionamento, garantindo a continuidade do seu plano de negócios.

“Incluímos, com muita tranquilidade, uma nova forma de relacionamento com os mais de 30 mil corretores em todo o Brasil. Nenhum corretor deixou de ser atendido. Inclusive, intensificamos os treinamentos. Mais corretores participaram em 2020 do que em 2019. É nosso parceiro principal. Nunca estivemos tão próximos”, declarou o presidente.

Neste ano, a SulAmérica concluiu a compra de 25% da plataforma de investimentos Órama. Um dos valores desse movimento está em linha com a diretriz da companhia de democratizar o acesso a investimentos e apoiar a saúde financeira das pessoas.

Também foram oferecidos treinamentos nessa área. Foi dada a opção de formação para eles se tornarem consultores ou agentes autônomos. Todos os corretores, porém, podem indicar clientes para a plataforma.

Os treinamentos não foram só em investimentos e saúde financeira. As áreas de saúde física e emocional também tiveram especial atenção, pois o medo e a incerteza, impostos pela pandemia, podem abalar o psicológico.

“Neste momento, é preciso dar todas as ferramentas aos corretores sobre como o seguro pode ajudar com esse olhar integral de cuidados da pessoa. Se o seguro de saúde já era objeto de desejo de boa parte da população, como mostram as pesquisas, com a pandemia isso se fortaleceu. Temos que oferecer a melhor solução em como ajudar as pessoas neste momento tão delicado e também agregar valor ao nosso negócio”, concluiu Portella.