Saúde Integral é a busca de mais equilíbrio entre corpo, mente e finanças

Novo posicionamento da SulAmérica visa a oferecer um olhar técnico de saúde física, emocional e financeira para que as pessoas aproveitem plenamente todas as fases da vida, no presente e no futuro

Saúde do corpo, da mente e das finanças. Esses são os pilares do Saúde Integral, conceito principal do novo posicionamento da SulAmérica, lançado no ano em que a companhia completa 125 anos de atuação ininterrupta e repleta de inovações.

Na prática, trata-se de olhar a pessoa de maneira mais abrangente, pois são necessários harmonia e equilíbrio entre esses pilares importantes na vida contemporânea para alcançar uma vida plena.

De acordo com Raquel Giglio, vice-presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica, o conceito de Saúde Integral envolve a proteção de forma mais ampla, o que inclui todos os produtos da companhia: Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Investimentos.

Raquel Giglio, vice-presidente de Saúde e Odonto

O seguro de Vida está dentro do conceito de Saúde Integral, de cuidar das pessoas, assim como a Previdência e os Investimentos. "Na pandemia da Covid-19, a preocupação das pessoas com a saúde aumentou e elas têm olhado de uma forma muito mais abrangente”, afirmou Raquel.

Por isso, um dos desafios da SulAmérica neste ano, com a venda da operação de Auto e Massificados, foi o de treinar e capacitar os corretores que atuavam somente nesta área para que incrementassem seus portfólios e evoluíssem, com a companhia, para um consultor de proteção que compartilha Saúde Integral, entendendo a necessidade do cliente e mostrando opções para que ele escolha com autonomia e segurança.

Nesse novo cenário, o corretor de seguros, que sempre foi fundamental ao negócio, passou a ter um papel ainda mais importante, segundo Marcelo Mello, vice-presidente de Investimento, Vida e Previdência da empresa.

Para Mello, a SulAmérica tem intensificado o treinamento com os corretores de seguros, para que eles possam atuar como consultores e ofereçam ao cliente as melhores opções para aquele estágio da vida.

Marcelo Mello, vice-presidente de Investimento, Vida e Previdência

Mas os treinamentos não são apenas na área de Saúde, Vida e Previdência. A SulAmérica também está se preparando para ter uma dinâmica de capacitação para que os corretores entendam sobre as questões relacionadas a investimentos.

Ainda, a empresa resolveu adquirir participação da Órama, uma das plataformas de investimento mais completas do mercado brasileiro, com mais de 650 produtos, para permitir escalar a indicação de clientes.

“Incorporamos essa jornada de indicação de clientes para conhecer mais sobre investimentos e serviços relacionados para o corretor. Ele faz o treinamento e se habilita para indicar clientes via Portal do Corretor. O processo é muito simples. E se o corretor quiser se tornar mais do que indicador, também damos todo o suporte e treinamento necessário para tal”, contou Mello.

Para apoiar os clientes de planos de Previdência neste momento difícil que a pandemia impôs, a companhia lançou, de forma pioneira, o SOS Prev, uma linha de crédito para quem precisar de dinheiro de forma emergencial. O empréstimo é feito sem burocracia, e o cliente não precisa resgatar sua garantia para o futuro.

Em poucos cliques a pessoa contrata o empréstimo, que pode ser de até 50% do valor da reserva. “Estamos levando aos clientes a possibilidade de manter a disciplina de ter uma reserva. É muito importante preservar a saúde financeira, pois, com muita frequência, a falta de dinheiro acaba influenciando nos outros pilares”, disse Mello.

De acordo com os dois executivos, a aceitação dos novos produtos tem sido muito boa. Um dos destaques é a telemedicina. Antes da pandemia, a SulAmérica disponibilizava um serviço de teleorientação por videochamada para esclarecimento de dúvidas e orientações de baixa complexidade, como perguntas sobre calendário vacinal, dose de medicamentos, amamentação, alimentação, entre outros assuntos.

Era um serviço orientativo, que funcionava 12 horas por dia e realizava, em média, 500 atendimentos por mês. Mas, nesse formato, o médico não podia, por exemplo, receitar medicamentos ou solicitar exames.

Com a pandemia e a regulamentação provisória da telemedicina, a SulAmérica passou a oferecer o Saúde na Tela, ou seja, consultas médicas a distância, com plantonistas, ou agendadas com médicos de mais de 40 especialidades.

Afora isso, quando necessário, os pacientes recebem de forma on-line prescrição de medicamentos, solicitação de exames ou atestados. “Tudo feito via nosso aplicativo de saúde, 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma simples e segura. É possível também agendar consultas com psicólogos, nutricionistas, entre outros tipos de terapia”, disse Raquel.

A partir daí, a procura pelo serviço deu um salto: passou para 1.200 atendimentos diários, com picos de até 3.000. Durante a pandemia, o serviço não tem limite de utilização.

Outra novidade da SulAmérica, sob o prisma de Saúde Integral, é oferecer benefício similar para os segurados dos planos de Vida e de Previdência Individual (PGBL, VGBL).

Trata-se do Médico na Tela, que é também um serviço de orientação médica remota, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. A SulAmérica é pioneira na oferta dessa assistência para esse grupo e, até o momento, a única companhia a manter essa atividade.