Plural e sustentável

Suvinil acompanha a sociedade em transformação, abraça a pluralidade e investe em ações para preservação do meio-ambiente

Combinação entre as cores verde catamarã (parede) e gengibre (janela)

Combinação entre as cores verde catamarã (parede) e gengibre (janela) Divulgação

Contemplar todas as cores, pintar todas as histórias. Para acompanhar as demandas e as transformações da sociedade e reafirmar seus propósitos, a Suvinil tem investido para ser cada vez mais plural e sustentável.

O resultado é uma maior proximidade de arquitetos, designers, pintores e do consumidor final, pessoas que buscam a diversa paleta de cores da empresa para transformar ambientes e colorir histórias. É um trabalho contínuo com toda a cadeia de produção, da fábrica ao ponto de venda, oferecendo produtos cada vez mais seguros, sustentáveis e fáceis de usar.

O sucesso desse movimento pode ser visto no resultado do Folha Top of Mind de 2020, levantamento do Instituto Datafolha que revela as marcas mais lembradas pelos brasileiros.

A Suvinil, que completa 60 anos em 2021 e está presente em todas as regiões do Brasil, já recebeu 20 premiações na categoria tinta. Neste ano, conquistou pela 20a vez na categoria tinta de parede como marca mais lembrada. É a única vencedora desde que esse segmento foi criado. Além disso, ganhou sozinha o Top Performance, dado à marca que mais cresceu na lembrança dos entrevistados em relação ao ano anterior.

Em 2019, era a primeira fabricante de tinta de parede que vinha à cabeça de 32% dos brasileiros. Neste ano, o índice saltou para inéditos 42% (no sudeste, alcançou 54%).

O reconhecimento recompensa dois anos de um trabalho de reposicionamento da marca, em que a Suvinil não mudou apenas seu logo e suas embalagens mas também a forma de se comunicar, focando em facilitar a jornada de pintura para todos os seus públicos (arquitetos, decoradores, profissionais de pintura e todos os que se aventuram com um pincel ou rolo na mão).

Para deixar o acesso à marca e a comunicação com as pessoas mais frequente e fluida, tornou seus canais virtuais simples e intuitivos.

Em uma sociedade mais engajada, em que o cliente busca representatividade e pertencimento, inclusão e respeito para todos, a pluralidade se acentuou como território da marca Suvinil.

“Nos orgulhamos de fazer parte da vida de milhares de brasileiros, contribuindo para contar suas histórias por meio da cor, dando voz aos seus muitos sotaques, suas regionalidades e perfis”, diz Juliana Hosken, diretora de Marketing da Suvinil.

A empresa investiu em ações em seus canais virtuais para apresentar essa diversidade ao consumidor. Em “Suvinil na Sua Casa”, retratou histórias, experiências e convívios diversos, com interação e diálogos entre pessoas de múltiplos perfis, reforçando sua ligação a universos plurais.

Já na parceria com o blog “Histórias de Casa”, abriu espaço para pessoas falarem sobre suas relações com o lugar onde moram.

Uma live com o designer Marcelo Rosenbaum abordou a ancestralidade, a importância das comunidades indígenas, o artesanato como força de expressão regional e as riquezas culturais do Brasil que precisam ser exaltadas por meio do design, das cores e de multiplataformas.

A Suvinil readequou seu portfólio a essa nova realidade, tornando suas linhas mais conectadas às motivações que levam o consumidor a escolher uma cor.

Em um movimento de diálogo com a sociedade, a marca revisou os nomes de nove cores de tintas que faziam alusão à cor da pele e não se enquadravam mais nesse cenário de pluralidade.

“Estamos em uma jornada de aprendizado contínuo. Nossa marca fala abertamente com todos os perfis e buscamos trazer a inclusão e a representatividade para nossas comunicações e nossas relações. Marcas idôneas devem ser plurais, conscientes e devem investir na transparência de suas mudanças”, ressalta Juliana Hosken.

Sustentabilidade

Além de buscar mais pluralidade, a sociedade atual almeja habitar um mundo mais saudável.

A Suvinil também está atenta a esse movimento e vem investindo em ações para gerar menos impacto ambiental e ampliar a conscientização e a mudança de atitude sobre o tema.

A marca criou uma plataforma virtual com dados e informações sobre suas iniciativas sustentáveis.

“Na Suvinil, a sustentabilidade ganha cor ao combinar proteção ambiental e responsabilidade social às suas estratégias de negócios. Como parte da BASF, temos como premissa gerar química para um futuro sustenta vel”, explica Marcos Allemann, vice-presidente da Suvinil.

Desde 2002, a marca usa PET reciclado na formulação de seus esmaltes e vernizes —1.500 toneladas de plástico são recicladas por ano.

A Suvinil desenvolveu um portfólio amplo à base de água, sem solventes, o que diminui a emissão de gases poluentes e torna a aplicação mais confortável.

As plantas de suas fábricas estão inseridas no programa Suvinil+Ecoeficiente, com ações para redução de rejeitos enviados para aterros sanitários e reaproveitamento de resíduos industriais.

O programa já evitou, desde 2012, a emissão de 11,1 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera além de ter contribuído para reduzir o consumo de energia elétrica em 25% entre 2010 e 2018.

A Suvinil também incentiva a reciclagem e o descarte adequado de seus produtos após o uso.

A marca doa tinta para projetos patrocinados e atua em programas como o Vivenda, que viabiliza reforma de casas de famílias de baixa renda, e o Capacitação de Pintores.

A empresa baseia suas atividades em práticas voltadas a questões ambientais e sociais e conta com fornecedores alinhados a esses valores, que contribuem para a melhoria contínua e para o impacto positivo no meio ambiente e em uma sociedade mais plural.

Ações na pandemia ajudam pintores e profissionais de saúde

A pandemia do novo coronavírus aprofundou desigualdades, gerou demandas emergenciais e necessidades que anteriormente não faziam parte do dia a dia dos brasileiros.

Nesse cenário, ações rápidas e criativas têm ajudado a mitigar problemas causados pela Covid-19.

Muitas marcas, cientes de sua responsabilidade social, têm realizado ações próprias ou em parceria com o poder público para buscar soluções de auxílio à população nesse momento desafiador.

A Suvinil, por exemplo, usou sua expertise e sua rede de produção para proporcionar segurança e ajudar a minimizar o impacto da pandemia na vida dos profissionais que trabalham diariamente com seus produtos.

O programa “Pintar o Bem”, desenvolvido pela marca em parceria com o Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e o Banco Afro, disponibilizou aos pintores uma plataforma com conteúdos qualificados com informações e orientações sobre programas públicos e privados que podem apoiá-los pessoal e profissionalmente.

O programa também ofereceu apoio financeiro complementar de R$ 600 a quase 2.000 profissionais de pintura em situação de maior vulnerabilidade.

Para ajudar a manter a segurança de seus parceiros e clientes, a Suvinil disponibilizou 600 kits de higiene, com totem de álcool em gel e máscaras protetoras, a pontos de venda em mais de 80 municípios, em 20 estados. Os locais mapeados foram aqueles com maior fluxo de pessoas e em áreas mais impactados pela pandemia.

A empresa adaptou ainda parte da sua linha de produção em São Bernardo do Campo (SP) para a fabricação de álcool em gel, item essencial para profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.

As 12 toneladas produzidas foram doadas às prefeituras de São Bernardo do Campo (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Jacareí (SP), Camaçari (BA) e Guaratinguetá (SP) para serem destinadas às Unidades Públicas de Saúde.