Com mais voos e novos destinos, Argentina se multiplica para receber turista brasileiro

Diretor Comercial, Planejamento e Gestão de Rotas da Aerolíneas Argentinas, Fabián Lombardo, fala sobre a ampliação da malha aérea, a inclusão de novas rotas a partir de julho e o que o visitante precisa saber para aproveitar ainda mais sua viagem ao país vizinho

Gastronomia riquíssima, vinhos de primeira, vida cultural vibrante e cenários naturais impressionantes. Tudo isso bem aqui ao lado, a poucas horas de voo. Conhecer ou voltar para a vizinha Argentina nunca foi tão fácil, ainda mais com um câmbio favorável, o que torna a viagem atraente para o turista brasileiro.

Principal porta de entrada no país, a capital Buenos Aires vive um momento de efervescência sobretudo para os amantes da boa comida, bebida de qualidade e vida noturna animada. Quem visitar a cidade irá notar que a famosa cena de bares e restaurantes se expandiu para além das tradicionais regiões de Puerto Madero, San Telmo e Palermo, avançando em direção a bairros como Belgrano, Villa Crespo, Chacarita e até mesmo uma renovada Recoleta, com com opções para os mais diversos públicos, de bares descolados a restaurantes sofisticados.

A chegada do inverno é sinônimo de neve no país vizinho, com a abertura da temporada de férias e das estações de esqui. Do esquiador mais experiente ao novato, passando por quem prefere apenas apreciar a natureza das montanhas nevadas, centros em Bariloche, San Martín de los Andes, Ushuaia e Las Leñas, entre outras, oferecem opções para todos os perfis com uma boa infraestrutura de acesso e hospedagem.

Jornalista Luiz Rivoiro entrevista Fabián Lombardo, diretor Comercial, Planejamento e Gestão de Rotas da Aerolíneas Argentinas
Jornalista Luiz Rivoiro entrevista Fabián Lombardo, diretor Comercial, Planejamento e Gestão de Rotas da Aerolíneas Argentinas - Reprodução

Um pouco menos conhecidos dos brasileiros, destinos no norte do país, como Salta, Jujuy e Tucumán apresentam cenários de outro planeta, com cadeias de montanhas coloridas, desertos de sal e estradas sinuosas que cortam desfiladeiros em meio a uma paisagem deslumbrante que, de quebra, ainda oferece uma boa variedade de vinhos, sobre tudo brancos. Por falar em vinho, Mendoza é um verdadeiro parque de diversões para os amantes da bebida, sobretudo os tintos da uva malbec. Visitar as vinícolas aos pés da cordilheira dos Andes é oportunidade única para conhecer mais a fundo a cultura local, degustar vinhos incríveis e provar sua gastronomia.

Já em direção ao sul, as atrações se concentram nas geleiras de El Calafate e na abundância de vida animal presente nas regiões da Península Valdés e Ushuaia, com a presença de baleias, pinguins, leões e lobos marinhos, entre outros animais que podem ser observados a poucos metros de distância.

Essa enorme diversidade de roteiros e atrações é o principal diferencial do governo argentino para alcançar ou até mesmo superar a marca de 1,5 milhão de visitantes brasileiros registrada em 2019. O país vizinho aproveitou os dois anos de parada forçada motivada pela pandemia para investir em infraestrutura, desenvolver novos destinos e ampliar a malha aérea entre os dois país.

Para falar dessa expansão, o Inprotur (Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina) e o Estúdio Folha promoveram a live "Como Voar para a Argentina", com a participação de Fabián Lombardo, diretor Comercial, Planejamento e Gestão de Rotas da Aerolíneas Argentinas.

Além de detalhar o maior número de opções a partir de São Paulo, que passa a contar com mais voos semanais para Buenos Aires, Lombardo falou sobre o incremento na oferta de voos diretos para a capital argentina com a retomada das rotas a partir de Brasília, Curitiba e Porto Alegre a partir de julho.

Visando a temporada de férias e neve – sem dúvida alguma, um dos maiores atrativos para o turista brasileiro –, a Aerolíneas Argentinas passará também a oferecer opções para novos destinos, com voos diretos da capital paulista para Bariloche, San Martín de los Andes, Ushuaia e Salta, abrindo possibilidades para que o viajante descubra outras regiões com maior facilidade de acesso e economia.

Lombardo discorreu ainda sobre a importância do visitante brasileiro para o setor de turismo argentino – quarta maior fonte de divisas do país –, dos investimentos em infraestrutura turística, no lançamento de novos roteiros e, afinal, por que está tão vantajoso para os brasileiros visitar a Argentina neste momento.