Amigos, boa conversa e vinho

Quando receber amigos em casa, lembre-se de que o vinho é uma bebida perfeita para compartilhar. Em dias quentes, pode-se optar pelos brancos ou pelos espumantes. Os tintos mais leves, como os da uva pinot noir, são uma bela escolha.

Porém, se você for receber convidados para um almoço ou um jantar, há uma regra básica que pode servir de guia: a harmonização com os pratos a serem servidos.

"Para facilitar, deve-se partir de uma premissa básica: vinhos brancos com peixes, e vinhos tintos com carnes vermelhas. É claro que há exceções, mas usando essa premissa nesse momento não haverá erro", ensina Ana Cristina Fulgêncio, sommelière da Wine.

"É importante ter em mente que espumantes como os brut são coringas. Podem ser servidos desde as entradas até os pratos principais."

Johnny Mazzilli/Estúdio Folha
Vinho é a bebida perfeita para uma boa conversa com os amigos
Vinho é a bebida perfeita para uma boa conversa com os amigos

Aqui, Ana Cristina indica alguns exemplares de cada um dos tipos. Entre os brancos, os chilenos Canepa Reserva Famiglia Sauvignon Blanc 2016 e Maycas del Limarí Reserva Especial Chardonnay 2014.

Entre os espumantes, dois franceses: Veuve D'Argent Blanc de Blancs Brut e Louis Bouillot Rosé Brut.

Para os tintos, a sommelière indica o argentino Doña Paula Estate Malbec-Cabernet 2014 e o chileno Canepa Finísimo Gran Reserva Carmenere 2013.

Já para recepções em que serão servidos apenas petiscos, ótimas opções são os espumantes (como os listados acima) ou os tintos não muito pesados.

No caso destes últimos, Ana Cristina indica o chileno Canepa Novísimo Merlot 2015 e o argentino Bodega Amalia dos Fincas Pinot Noir 2015.

Outra etapa a merecer um bom acompanhamento de vinhos é a da sobremesa, que, segundo a especialista, "também deve ser analisada".

"Se a sobremesa tiver chocolate, como um bolo ou um brownie, deve-se pensar em um vinho licoroso, como o do Porto." E Ana Cristina indica dois: Burmester Tawny Porto e Quinta do Portal Rubi.

"Mas, se a sobremesa for um crème brûlée, por exemplo, os 'late harvest' brancos vão combinar muito bem", completa a sommelière.
Suas dicas: o húngaro Pajzos H Late Harvest 2014 e o chileno Viña Tarapacá Terroir Late Harvest 2015.

"Se for algo com calda de frutas vermelhas, um espumante rosé ou um tinto demi-sec ou até mesmo doce, será um casamento perfeito", conta Ana Cristina, que indica, nesse caso, o espumante italiano Batasiolo DOCG Brachetto D'Acqui Doce e o brasileiro Chandon Passion Rosé.

O vinho é também excelente para presentear os amigos. "Para ajudar na decisão, é sempre bom sondar com a pessoa o tipo de vinho que ela gosta de beber, pois a sua chance de acertar aumenta. Se isso for difícil, sugiro apostar naquilo a que o paladar do brasileiro está mais adaptado, como cabernet sauvignon ou chardonnay (as rainhas das uvas tintas e brancas, respectivamente) chilenos ou malbec (a uva mais conhecida da Argentina)", diz Ana Cristina. "Devemos dar um vinho branco apenas para pessoas que temos certeza de que gostam desse tipo", completa ela.

Se for um presente para comemorações como casamentos, formaturas ou aniversários, a sommelière sugere "arriscar em um espumante (até mesmo um champagne!) para comemorar esse momento único".

Para essas ocasiões, as dicas são Miguel Torres Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2012, Force of Nature Chardonnay 2013, Goulart M the Marshall Reserva Malbec 2012, o espumante Fantinel D.O.C. Prosecco Extra Dry e o champagne Jacquart Mosaique Brut.