Da uva ao vinho: viaje para conhecer os vinhedos famosos

Poucos passeios são tão recompensadores para um amante dos vinhos quanto uma visita a uma boa vinícola. É uma atração que pode ser saboreada durante uma viagem turística qualquer ou mesmo dentro de uma rota desenhada especificamente em torno da bebida.

Johnny Mazzilli/Estúdio Folha
Wine | Estúdio Folha

No Brasil, o principal destino turístico envolvendo vinhos é a Serra Gaúcha. A região, no sul do país, oferece boa infraestrutura de pousadas e hotéis próximos a grandes vinícolas. Ali, em cidades como Bento Gonçalves e Gramado, é possível conhecer as plantações e fazer degustações de uvas como cabernet sauvignon ou merlot e de espumantes. Para mais informações, visite o site www.rotaserragaucha.com.br.

Sugestões de vinhos:
- Salton Desejo 2011
- Chandon Rosé Brut

Já o Vale do Colchagua é uma das regiões produtoras que mais se destacam no Chile. Está localizado ao sul da capital, Santiago, entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico (uma posição geográfica que tem variações climáticas bem definidas, o que favorece o cultivo das uvas).

A principal uva associada ao Chile é a carménère, e ela se desenvolve com robustez no Colchagua. A oferta de vinícolas e de passeios relacionados ao vinho é enorme. Você pode montar o seu roteiro de acordo com o tempo que tem disponível para conhecer a região: um dia, dois dias, uma semana. Dá para ficar em um hotel na cidade de Santa Cruz, por exemplo, e então se embrenhar em passeios que dão direito a degustações e almoços. Uma boa dica para começar a entender o Colchagua é o site www.rutadelvino.cl (em português).

Sugestões de vinhos:
- Root: 1 Carménère 2015
- V9 Reserva Cabernet Sauvignon 2015

É impossível falar de vinhos argentinos sem mencionar Mendoza. A região, encravada na cordilheira dos Andes, produz cerca de 70% dos vinhos daquele país. A região conta com centenas de vinícolas, desde as menores, quase como butiques exclusivas, até gigantes da vinicultura.Como há três regiões principais (Luján de Cuyo, Maipú e Valle de Uco), a distância entre as vinícolas pode ser grande. É aconselhável dedicar pelo menos dois ou três dias à região e fazer reservas com antecedência. Há várias opções de agências de viagem e guias para consulta.

Como há três regiões principais (Luján de Cuyo, Maipú e Valle de Uco), a distância entre as vinícolas pode ser grande. É aconselhável dedicar pelo menos dois ou três dias à região e fazer reservas com antecedência. Há várias opções de agências de viagem e guias para consulta.

Sugestão de vinho:
-Goulart Petit Gran Vin Malbec Single Vineyard 2009

A África do Sul é uma ótima opção de viagem para conhecer vinícolas. O país se tornou, recentemente, um dos principais produtores da bebida, oferecendo rótulos diversos e com qualidade reconhecida. A cidade de Cape Town pode ser o ponto de partida para um roteiro que inclui, por exemplo, a Rota de Franschhoek (que significa "esquina francesa"). Os vinhedos dessa região se concentram na área costeira ocidental, com bons produtores de uvas como sauvignon blanc, merlot, chardonnay, sémillon.e pinotagem, a clássica uva sul-africana.
Outra região é a de Stellenbosch, simpática cidade a 50 km de Cape Town e próxima às montanhas Simonsberg e que oferece diversas opções gastronômicas. Para conhecer mais, visite o site country.southafrica.net (em português).

Sugestões de vinhos:
-Fleur Du Cap Semillon Unfiltered 2013
-Marianne Selena Pinotage 2015

E, claro, há ainda roteiros que passam pelas clássicas regiões produtoras francesas, como a Bordeaux e Champagne. Esta última, que dá nome aos mais conhecidos espumantes do mundo, fica a cerca de 50 minutos de Paris. A cidade de Reims, por sua vez, é a sede de alguns exemplares famosos, como Veuve Clicquot, Moët Chandon e Dom Pérignon.

Já em Bordeaux é possível, além de visitar as vinícolas, passear por dezenas de históricos castelos. A região é conhecida por produzir vinhos com um corte que mistura as uvas cabernet sauvignon, merlot e cabernet franc. O Escritório de Turismo de Bordeaux (www.bordeus-turismo.pt) concentra informações para os visitantes e possibilita a compra de pacotes para a visitação de vinícolas que incluem degustação da bebida.

Sugestões de vinhos:
-Champagne Montaudon Brut
-Château Roc de Boisseaux 2011