Bruna Lombardi aponta autoconhecimento como segredo da longevidade

Aos 68 anos, atriz e escritora compartilha receita para envelhecer bem e com propósito

Cada vez mais imersa na produção literária e no universo das palestras, Bruna Lombardi é uma referência de como envelhecer bem. Atuante nas redes sociais, a atriz e cineasta criou a Rede Felicidade, comunidade interativa em que compartilha conteúdos e experiências que inspiram e motivam as pessoas para uma vida plena.

A atriz dividiu suas experiências e revelou sua receita para o envelhecimento saudável no XV Fórum da Longevidade Bradesco Seguros. Para ela, o autoconhecimento é um elemento fundamental para uma vida longa e feliz. “A única maneira de se preparar para o futuro é ter um propósito. E o propósito é ligado ao autoconhecimento. As respostas que procura estão dentro de você.”

Bruna disse que quanto mais aprendemos sobre nós mesmos, melhor vamos percorrer essa jornada. “Essa é uma chave importante para o despertar da nossa consciência e vai nos orientar na direção de uma vida com mais qualidade.”

Ela reforçou que felicidade não existe sem saúde. E chamou a atenção para o hábito de as pessoas projetarem a felicidade no futuro ou em alguma realização. Muita gente pensa que será feliz quando se casar, quando tiver um filho, quando for promovido, quando comprar um apartamento… “A gente adia a felicidade para quando conseguir uma coisa. Mas a felicidade das coisas materiais dura pouco, evapora. E o vazio que fica é perigoso, faz as pessoas adoecerem”, disse.

“Não se deve olhar para essas etapas como um túnel pelo qual você tem que passar. Em cada fase você terá a oportunidade de experienciar uma coisa nova e interessante. E cada momento é um presente divino. Temos que agradecê-lo e honrá-lo. Extrair dele e plantar nele o que há de melhor. Plantar a semente do seu futuro no presente”

Bruna Lombardi, atriz, escritora e cineasta

A ideia de que o aprendizado não termina nunca é um dos pontos que Bruna aponta como fundamentais para a longevidade: ela se reinventa movida pela curiosidade. “Gosto de aprender, de descobrir o novo, conhecer pessoas, povos, lugares. Estamos aqui para lidar com o desconhecido.” E aponta a pandemia como um “desconhecido” que tem muito a nos ensinar.

Segunda a escritora, ficamos tão distraídos, ocupados ou estressados que não nos preocupamos em escutar a intuição, o que chama de "a voz do coração, da transformação". E definiu a abertura para dar e receber energia amorosa como sinônimo de saúde. “A vida é cercada de mistérios a serem desvendados, mas é no dia a dia que os segredos se revelam.” Daí a importância de tirar alguns minutos do dia para você mesmo, “para meditar, orar, estar em contato com a natureza”.

Bruna acredita que cada fase da vida é uma experiência a ser apreciada. “Não se deve olhar para essas etapas como um túnel pelo qual você tem que passar. Em cada fase você terá a oportunidade de experienciar uma coisa nova e interessante”, diz. “E cada momento é um presente divino. Temos que agradecê-lo e honrá-lo. Extrair dele e plantar nele o que há de melhor. Plantar a semente do seu futuro no presente”, conclui.