Possibilidade de viver mais é um desafio à reinvenção, diz Washington Olivetto

Aos 69 anos, publicitário de campanhas icônicas fala sobre a importância de se manter sempre motivado

Cultuado como um dos mais criativos profissionais da publicidade, Washington Olivetto tem uma trajetória marcante. O publicitário, que está entre os mais premiados do país, contou, no XV Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, como leva para a vida a mesma vontade de experimentar novas formas de expressão e de reinventar o próprio futuro.

“Fui treinado (ou adestrado, por uma característica da minha atividade) para me reinventar. E isso foi um benefício gigantesco em minha vida.” Olivetto defendeu que todos nascem com a possibilidade de fazer alguma coisa muito bem-feita na vida. Mas são poucos aqueles que conseguem descobrir qual é essa coisa. “Eu tive a sorte de entender para o que eu servia na adolescência. Aprendi a ler e a escrever muito cedo e queria trabalhar com alguma coisa ligada à escrita. Por ser filho de um vendedor, também queria trabalhar com vendas. E descobri que na publicidade o escrever se misturava com vender.”

Olivetto iniciou a vida profissional aos 18 anos. “Logo percebi que não era tão difícil ser um bom profissional por alguns anos, mas que era fundamental ser um grande profissional a longo prazo." E foi treinando desde cedo a se manter motivado, como se tivesse começado ontem no trabalho. “Talvez seja por isso que hoje tenho a mesma motivação do início da minha vida profissional.”


"Se vamos viver mais, podemos fazer mais coisas. Quando penso nisso, me sinto mais jovem"

Washington Olivetto, publicitário

O publicitário disse ter uma relação privilegiada com o tempo desde que começou na carreira. “Fui beneficiado pela oportunidade de conviver com a geração de publicitários anterior à minha, de grandes profissionais. E até hoje, no trabalho, tenho o privilégio de conviver com o que chamo de 'prolongamento da juventude’.”

Ele contou que as pessoas estão entrando na juventude mais cedo e permanecendo jovens por mais tempo. "Quando eu era menino, uma garota de 13 ou 14 anos era uma menina, e hoje é uma mulher. E uma mulher de 42 anos era uma senhora, e hoje é uma gata”, brincou.

Segundo Olivetto, enfrentamos o mais adorável desafio da reinvenção, que é a possibilidade de viver mais. “E, se vamos viver mais, podemos fazer mais coisas. Quando penso nisso, me sinto mais jovem.” É com esse espírito que ele pretende percorrer o caminho da longevidade.

Olivetto está lançando, com o apoio do Bradesco, uma série de podcasts contando a sua história pessoal e profissional, os erros e acertos nas empresas em que trabalhou.