"Quanto mais aprendemos, mais temos a aprender, diz Gilberto Gil

Aos 78 anos, músico fala sobre significado e valor da vida, das relações pessoais e das lições trazidas pelo tempo

Gilberto Gil é um ícone que desafia o tempo. Com oito filhos, dez netos e uma bisneta, ele embala a vida de milhões de fãs e influencia gerações há mais de 50 anos como músico, cantor e compositor.

Com seu estilo especial, Gil conversou com a atriz Cissa Guimarães no XV Fórum da Longevidade Bradesco Seguros sobre maturidade, longevidade, família e conexões. Para o músico, a vida é um planejamento aberto, que vai se construindo em uma sucessão de acasos e de situações inesperadas. Mesmo a família, para ele, é uma autoconstrução. Cissa lembrou de uma frase que Gil disse há tempos: “O que aprendi com a vida foi a cada vez me dar menos importância”.

Gil disse que é preciso silenciar o ego “para que a escuta da vida e das coisas que nos cercam seja mais apurada e intensa. Quanto menos eu, mais tudo”. Para ele, renunciar ao ego significa a entrega permanente ao rio da vida que vai nos carregando.

Sobre a importância da família e das conexões pessoais, ele reforçou que o melhor que se pode fazer é dar amor. “É entregar o afeto mais puro, mais sincero, mais suave e oferecer amizade, que é o fio que costura a família, os filhos, os netos e bisnetos.” Para ele, a longevidade também é resultado das relações, sejam as íntimas ou as mais distantes. “A gente se esforça para durar porque nossos parentes e amigos, os que nos cercam, querem que a gente dure. Eles prezam a nossa longevidade.” Ele disse que o que dá sentido e significado à própria vida é o que ela representa para as pessoas que nos querem bem. “Nós só temos sentido em conjunto.

“A gente se esforça para durar porque nossos parentes e amigos, os que nos cercam, querem que a gente dure. Eles prezam a nossa longevidade"

Gilberto Gil, cantor e compositor

A carreira e a música não ficaram de fora da conversa: Gil se referiu com carinho sobre estar sempre cercado de novos talentos. “Tem aqueles que me chamam de mestre e professor, mas o que é o mestre se não aquele que sabe que, quanto mais aprendemos, mais temos a aprender?”

E discorreu sobre o efeito do tempo na vida, como aliado da sabedoria e como ferramenta para aumentar a capacidade das pessoas para superar as dificuldades. Mas o segredo da sabedoria com que Gil encara a vida pode ser mais bem traduzido na poesia das canções com que ele brindou o público do evento: "Tempo Rei", "Andar com Fé" e "Aqui e Agora".