XV Fórum da Longevidade Bradesco Seguros discute o novo futuro

Evento virtual reuniu especialistas renomados em saúde, comportamento e finanças, além de personalidades como Gilberto Gil, Washington Olivetto e Bruna Lombardi

Uma vida longa e com qualidade depende de uma mudança de atitude de cada um de nós e da sociedade para enxergar o lado bom de envelhecer. E esse desafio de ressignificar nosso olhar sobre o envelhecimento tornou-se particularmente desafiador neste ano, por conta da pandemia de Covid-19.​

Mas o momento em que vivemos não deixa de ser uma oportunidade de ampliar o autoconhecimento e trabalhar a resiliência, a capacidade do ser humano de enfrentar e superar situações nem sempre confortáveis.

"Falar de longevidade é uma oportunidade de enxergar a vida por inteiro”, definiu Manoel Peres, presidente da Bradesco Saúde e da Mediservice, ao abrir a XV Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, realizado em 3 de dezembro, com o tema O Novo Futuro da Longevidade. “A saúde é o nosso bem mais precioso e pilar prioritário da longevidade. Nessa fase em que o mundo pede isolamento, a saúde passou a representar conectividade entre as pessoas”, completou.

O Fórum reuniu especialistas e personalidades nacionais e internacionais para tratar dos diferentes aspectos que envolvem a questão da longevidade. Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi transmitido on-line, ao vivo, e pode ser assistido no canal Bradesco Seguros no YouTube.

"Viver mais pode ser uma oportunidade de aprender mais e sempre. E este ano está sendo de grande aprendizado para todos nós”, destacou Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) e consultor de longevidade da Bradesco Seguros.

Pesquisador da National Geographic e autor de vários best-sellers, Dan Buettner compartilhou sua experiência no estudo dos estilos de vida e hábitos que possibilitam uma vida longa, saudável e feliz nos cinco locais do mundo chamados de Blue Zones.

O infectologista Edimilson Migowski, o psiquiatra Rodrigo Bressan, a antropóloga Mirian Goldenberg e a especialista em finanças Ana Leoni falaram sobre os reflexos da longevidade em suas áreas de atuação, abordando, também, os efeitos da pandemia da Covid-19 nesse contexto.

Já a atriz e escritora Bruna Lombardi e o publicitário Washington Olivetto levaram suas experiências e propósitos de vida para o debate, que teve ainda a participação especial do cantor e compositor Gilberto Gil, como o tradicional Ícone da Longevidade, em bate-papo descontraído com a atriz Cissa Guimarães.

“É preciso buscar conhecimento para amadurecer antes de envelhecer, para que a gente consiga aproveitar a vida, em vez de correr atrás dela”, afirmou Jorge Nasser, diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização, ao encerrar o Fórum. E completou com uma homenagem: "Dedico este evento a uma pessoa muito especial, que esteve no palco no nossa 13º edição e que, por isso, também pertence à história do Fórum da Longevidade: a querida atriz Nicette Bruno, que está hospitalizada com Covid. Estamos todos juntos em oração, torcendo por sua recuperação."

SOBRE O FÓRUM DA LONGEVIDADE

O Fórum da Longevidade integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo Grupo Bradesco Seguros com o objetivo de difundir a importância de aliar proteção e planejamento financeiro a um futuro com bem-estar e qualidade de vida. Desde a sua criação, em 2006, a iniciativa reúne especialistas nacionais e internacionais de diversos segmentos para discutir os impactos da longevidade em seus mais variados aspectos, como saúde, trabalho, planejamento financeiro e comportamento.

FRASES

“A saúde e o bem-estar passaram a fazer parte da rotina de todos nós. Por isso, quando a distância virou regra, entendemos que o nosso papel de promover saúde exigia novas formas para alcançar as pessoas"

Manoel Peres, Presidente da Bradesco Saúde e da Mediservice

“Hoje, diante do cenário que vivemos, aumenta a importância de abrirmos espaço para o conhecimento, para a visão científica e, mais do que isso, termos o pensamento voltado para a preparação de um futuro que já é presente”

Jorge Nasser, Diretor-Presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização

“As 'Blue Zones’ estão nos lugares considerados mais felizes do mundo. Felicidade e saúde estão conectados: onde há saúde, há felicidade. E, geralmente, onde há felicidade real, de longo prazo, há saúde também”

Dan Buettner, autor dos livros "Zonas Azuis: A Solução para Comer e Viver como os Povos mais Saudáveis do Planeta", e "Zonas Azuis da Felicidade: Lições das Pessoas mais Felizes do Planeta"

“A longevidade deixou de ser uma corrida de cem metros, em que se via a linha de chegada, para se tornar uma maratona que exige treino, preparo e resiliência.”

Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) e consultor de longevidade da Bradesco Seguros

“A única maneira de se preparar para o futuro é ter um propósito”

Bruna Lombardi, atriz, escritora e cineasta

“Nossa saúde e imunidade são resultado do nosso estilo de vida”

Edimilson Migowski, infectologista, pesquisador e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

“Para lidar melhor com a ansiedade gerada pela pandemia, precisamos aprimorar nosso autoconhecimento e nossa tolerância”

Rodrigo Bressan, psiquiatra, neurocientista e presidente do Instituto Ame Sua Mente

“A gente vive o mais adorável desafio da reinvenção, que é a possibilidade de viver mais”

Washington Olivetto, publicitário

“Existe diferença entre padrão de gastos e padrão de vida. É possível ter um bom padrão de vida com um razoável padrão de gastos, racionalizando escolhas”

Ana Leoni, economista

"O jovem de hoje é o velho de amanhã. E, para os idosos, três ‘As’ foram fundamentais neste ano de pandemia: Autonomia, Amor e Aprendizado”

Mirian Goldenberg, antropóloga e escritora

“O melhor lugar do mundo é aqui e agora. Vamos transformar as velhas formas do viver"

Gilberto Gil, músico, cantor e compositor