Descrição de chapéu câncer

Do diagnóstico à reabilitação, A.C.Camargo é referência no tratamento do câncer

Com 70 anos de história, Cancer Center une ensino, pesquisa e tratamento multidisciplinar para toda a jornada do paciente, com terapias de última geração

Com uma trajetória de 70 anos no tratamento do câncer, o A.C.Camargo investe cada vez mais em ensino, pesquisa e tratamentos modernos, mantendo sempre o paciente no centro do cuidado. "Diferentemente de um hospital geral, onde o paciente faz a consulta em um lugar, os exames em outro e o tratamento em um terceiro, aqui o paciente tem tudo o que precisa para o tratamento completo em um só local. É isso que define um cancer center", afirma o doutor Victor Piana, CEO da instituição.

Um cancer center é muito mais do que um hospital. Sua essência está em contar com pessoas especializadas para atender o paciente na hora certa. "Oferecemos tudo no mesmo local, para qualquer tipo de câncer, atuando em todos os níveis de complexidade, com profissionais especializados em cada tipo de tumor, em cada etapa da jornada oncológica."

Com taxas de sobrevida iguais às dos melhores cancer centers do mundo, o A.C.Camargo divide o atendimento oncológico em 12 centros de referência capazes de atender a mais de 800 tipos de tumor, além dos cânceres raros. Esses centros trabalham com protocolos exclusivos baseados em evidências científicas, pesquisas clínicas e práticas assistenciais.

Por ser referência no desenvolvimento de pesquisas, consegue oferecer tratamentos de ponta, como cirurgia robótica, imunoterapia e novas terapias para doenças hematológicas, como a de células Car-T.

O primeiro robô foi adquirido em 2013 e desde então já foram realizadas mais de 4.600 cirurgias robóticas nos tratamentos oncológicos, maior número em toda a América Latina.

Além disso, é uma das poucas instituições habilitadas no país a realizar o tratamento com células Car-T, uma nova forma de tratar alguns tipos de câncer, utilizando a reprogramação das células de defesa do corpo para localizar e eliminar determinados tipos de tumor.

TUMOR BOARD

Outro diferencial de um cancer center é o Tumor Board, reuniões semanais onde oncologistas e equipes multidisciplinares discutem casos mais complexos para definição do melhor tratamento. "Faz bem para o paciente saber que o tratamento dele foi definido por um grupo de especialistas, que trazem todas as perspectivas de riscos e benefícios e combinam o que cada um vai fazer para aumentar as chances de sucesso e melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento", diz o CEO.

Entre cirurgiões e clínicos, são 770 médicos exclusivos, superespecializados em diferentes tipos de tumor. Além dos médicos, há também um time especializado de enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais.

Os enfermeiros navegadores desempenham papel de extrema importância em um cancer center. Eles acompanham toda a jornada do paciente, do diagnóstico ao fim do tratamento e, eventualmente, no pós-tratamento. Além de dar apoio e suporte para o paciente e para a família, ele é a referência da equipe multidisciplinar e da equipe médica, fazendo a interface com esse grupo de profissionais.

"Ele é o elo de comunicação entre a instituição e o paciente, atuando próximo às equipes médicas, acompanhando o paciente de modo presencial ou remoto e monitorando sua jornada", afirma Larissa de Melo Kuíl, enfermeira supervisora de Navegação e Seguimento do A.C.Camargo. A ideia é identificar e minimizar as dificuldades que os pacientes enfrentam desde que recebem o diagnóstico e também identificar quando são necessárias ações para engajá-los no tratamento, estimulando a adesão.

Saiba mais em:

https://accamargo.org.br/landing-page/especializado-em-vida

* Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha