Ambev faz 25 anos com marcas icônicas que mantêm a preferência do consumidor

Empresa, patrimônio brasileiro, segue o desafio de se manter atual, impulsionar a cultura popular e reforçar legado de mais de 170 anos de tradição no país

Julho de 1999. Duas das maiores cervejarias brasileiras - Brahma e Antarctica - decidiram somar forças, ampliar a capacidade de produção e ganhar o mundo, levando os brasileiros para o topo da indústria global de bebidas. Nascia a Ambev, empresa que se expandiu internacionalmente e virou o maior grupo cervejeiro do mundo, com inovação e levando saudabilidade.

Considerada um patrimônio brasileiro, a Ambev chega aos 25 anos abraçando o desafio de se manter atual, conversar com os anseios de sustentabilidade e saúde das novas gerações, impulsionar a cultura popular e levar adiante um legado de mais de 170 anos de tradição no país.

Uma história que começou em 1853, com a Cervejaria Bohemia; passa pelo pinguim da Antarctica, que vendia gelo no início do século, daí o logotipo icônico; e encontra a Brahma, que se confunde com a história do Carnaval brasileiro. No mundo, a tradição é ainda mais antiga: Spaten, presente desde a primeira Oktoberfest de Munique, tem início em 1397 com receitas dos monges da Baviera. Em 2022, se tornou também cerveja oficial da Oktoberfest brasileira, em Blumenau.

‘‘Muita coisa mudou nesses anos. O que não mudou foi nossa cultura de empresa que sonha grande, que tem pessoas apaixonadas e que são donas dos negócios. Não mudou o papel que nossas marcas sempre tiveram na cultura do Brasil. A Ambev existe há 25 anos, mas as marcas são centenárias’’, diz Daniel Wakswaser, vice-presidente de Marketing da Ambev, onde está há 17 anos.

A Ambev fabrica e distribui algumas das mais consumidas e admiradas cervejas do mundo, cada uma com um posicionamento, além de refrigerantes, sucos, isotônicos e a água mineral Ama, que reverte 100% do lucro para projetos de água potável em comunidades carentes.

Skol e Brahma, por exemplo, remetem para união e conexão com grupos de amigos por meio de paixões comuns: futebol, esportes, Carnaval, roda de samba, sertanejo etc.

A Brahma tem relação íntima com o Carnaval. Sua antiga fábrica no Rio de Janeiro cedeu espaço para ampliar a avenida Marquês de Sapucaí. Em 1934, passou a ser engarrafada para atender o público folião. Já Skol adiciona o componente de diversão, leveza e bom humor. As duas marcas foram, novamente neste ano, as mais lembradas pelos brasileiros, na premiação do Top of Mind 2024, do Datafolha.

E quem não se lembra do jingle "Pizza com Guaraná" de 1991, que juntou duas das maiores paixões brasileiras? No ano passado, a campanha ganhou releitura com a versão zero do refrigerante, produto que dialoga com a saudabilidade da nova geração de consumidores.

Para se manter criativa e contemporânea, a Ambev investe em pluralidade, principalmente nos times de comunicação, e pratica o que Dani Waks, como é conhecido o publicitário, destaca como ‘‘escuta ativa’’ do consumidor, ou seja, ouvir com atenção e interesse o que a pessoa está dizendo, seja por palavras ou por comportamento. "Você precisa garantir que no seu time, no time das agências, tenha gente que pensa de maneira diferente. Variedade de origem, cultura, interesses."

No relacionamento com a chamada geração Z, dos nascidos entre 1995 e 2010, que entre outros interesses manifesta uma preocupação maior com a saúde, a Ambev oferece um portfólio de marcas não alcoólicas e com outros diferenciais, como a cerveja sem glúten e com menor aporte calórico.

‘‘Independentemente da geração, há uma busca por moderação. A sociedade vai ficando mais consciente. Entre todas as opções alcoólicas, a cerveja é a categoria da moderação. Enquanto destilados têm de 45% até 50% de álcool, a cerveja tem entre 4,5% e 5%. Agora temos as cervejas sem álcool, que têm feito sucesso. O jovem continua se interessando. O segredo é usar a inovação para garantir que todo consumidor brasileiro tenha uma Ambev para chamar de sua. Você nunca vai ficar sem escolha.’’

Para Waks, é importante trabalhar com o "uso consciente de nossos produtos". "Quando você faz isso, o jovem continua se interessando, por isso é preciso ser proativo, pois, já que as pessoas estão mais conscientes com seu corpo e mente, é preciso ser pioneiro e inovar no lançamento desses produtos."

É o caso da Corona, adquirida em 2012, que conversa com o propósito de sustentabilidade ambiental e reciclagem de resíduos. A marca tem um trabalho de limpeza de praias em mais de 15 países, incluindo o Brasil, envolvendo surfistas e voluntários. "A Ambev tem marcas que são sinônimos da cultura nacional. Nosso legado é promover as celebrações pelos bons motivos e dar mais razões para brindar", afirma Wakswaser.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha