Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética

Fabricação do aço XCarb® gera menor emissão de gases de efeito estufa e possibilita que a construção civil e as indústrias, como a automotiva, atinjam metas de sustentabilidade

XCarb® na AESA

Processo de laminação da Barra Chata Mola XCarb® na AESA, que fabrica feixes de mola ArcelorMittal/Divulgação

A ArcelorMittal, líder mundial e maior produtora de aço no Brasil, possui nove unidades operacionais no Brasil com a certificação ResponsibleSteel, em Tubarão (ES), Monlevade (MG), Vega (SC), Juiz de Fora (MG), Resende (RJ), Barra Mansa (RJ), Piracicaba (SP), Sabará (MG) e São Paulo (SP). Essa certificação é a primeira norma padrão instituída no mundo para destacar práticas líderes em ESG no setor, e a ArcelorMittal foi a primeira empresa das Américas com uma unidade certificada.

A empresa desenvolveu o XCarb®, um programa global de inovação na fabricação de aço, com a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Foi com esse foco que foram desenvolvidos os produtos de alto desempenho feitos a partir de aço 100% reciclado e energia elétrica 100% renovável de origem eólica certificada. O principal benefício do produto é contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂e), podendo alcançar uma redução de até 68% em comparação ao aço convencional.

Ao utilizar sucata de aço e energia limpa na produção de aço, o XCarb® incentiva a reutilização e a reciclagem de materiais _a chamada economia circular_, reduzindo o desperdício e preservando os recursos naturais, ajudando o planeta na transição energética para uma economia sustentável de baixa pegada de carbono.

.
EGTC Infra usa o aço XCarb® na expansão da plataforma da Estação de Metrô Santo Amaro - ArcelorMittal/Divulgação

Por meio desse programa, a empresa lançou produtos ecoeficientes, como o vergalhão CA50 XCarb®, para a construção civil, e a Barra Chata Mola XCarb®, para a indústria automotiva. Ambos ajudam seus clientes a reduzir as emissões indiretas de gases de efeito estufa associadas ao ciclo de vida dos produtos adquiridos, conhecidas como Escopo 3.

A estratégia envolve ações como o XCarb® green steel certificate, que garante a redução auditada conforme padrões internacionais. Outra iniciativa é o XCarb® recycled and renewably produced, que utiliza sucata e energia renovável de origem eólica certificada.

CONSTRUÇÃO CIVIL

Com o XCarb®, a construção civil tem se aproximado cada vez mais de suas metas de sustentabilidade. No Brasil, o vergalhão CA50 XCarb® foi desenvolvido em 2022 e sua primeira aplicação foi em parceria com a incorporadora Tegra. "Inicialmente, apresentamos nosso CA50 convencional, que emite 881 kg de dióxido de carbono equivalente por tonelada de aço. No entanto, o cliente queria uma solução com ainda menos emissões. Então, começamos a desenvolver um produto para a construção civil, baseado no CA50, mas com menor pegada de carbono. Hoje, o vergalhão XCarb® é produzido com 68% de redução de emissões e está em escala industrial no mercado", diz Antonio Paulo Pereira, gerente de desenvolvimento de produtos para a construção civil da ArcelorMittal.

Atualmente, o produto atende diversos segmentos da construção civil, com destaque para os setores de infraestrutura, construções prediais, industriais e comerciais. Com isso, a ArcelorMittal tem ajudado seus clientes a fazerem a transição para escolhas mais sustentáveis. Uma das iniciativas, apresentada na feira Concrete Show do setor de construção, foi um simulador que ajuda a comparar as emissões de CO₂e por metro quadrado construído utilizando o XCarb® e o aço convencional.

Na construção predial, a Tegra Incorporadora utilizou o vergalhão XCarb® na obra Ária Higienópolis, evitando a emissão de aproximadamente 385 toneladas de gases de efeito estufa em comparação à solução tradicional.

Em São Paulo, o vergalhão XCarb® foi empregado na ampliação da plataforma da Estação Santo Amaro do Metrô, resultando em uma redução de 76 toneladas de CO₂e. Essa é a primeira obra de infraestrutura no Brasil a utilizar aço sustentável, em parceria com a EGTC Infra.

No Complexo Eólico Babilônia Centro, uma parceria entre a ArcelorMittal e a Casa dos Ventos, em construção na Bahia, o material ajudou a diminuir mais de 3.100 toneladas de CO₂e, reduzindo as emissões de 4.559 toneladas de CO₂e com o CA50 para 1.459 toneladas de CO₂e com o XCarb®.

Hoje, no Complexo Eólico Babilônia Centro, as fundações das torres de energia eólica e torres de transmissão de eletricidade e telecomunicações utilizam o aço XCarb®, reduzindo ainda mais as emissões em sua operação. Com isso, conseguem oferecer produtos certificados com menor pegada de carbono para seus próprios clientes.

"Quanto mais soluções de baixa emissão esses clientes introduzem na sua cadeia produtiva, mais perto ficam de neutralizar as emissões, e menos necessidade têm de comprar créditos de carbono para eventuais compensações", declara Pereira.

Ao optar pelos produtos da ArcelorMittal, em especial, pelo vergalhão XCarb®, é possível pleitear o atendimento a critérios diversos nas principais certificações verdes utilizadas no Brasil, como a LEED®, AQUA-HQE™, GBC Casa e Condomínio e EDGE.

INDÚSTRIA

A ArcelorMittal também tem contribuído para a sustentabilidade em indústrias como a automotiva. Um dos primeiros clientes a adotar o XCarb® foi a AESA, fabricante de autopeças, que precisava de um aço com menor emissão de carbono para a produção de feixes de mola para a suspensão de veículos médios e pesados, como caminhões, reduzindo em até 63% as emissões de CO₂e e diminuindo o impacto da pegada de carbono já no início da cadeia produtiva. Assim, contribui com o conceito do Programa Mover e com a NBR 11865, passando por rigorosos ensaios internos e de mercado e garantindo segurança, durabilidade e desempenho nas diferentes estradas.

"A AESA adotou a Barra Chata Mola XCarb® em sua produção de feixes de mola e implementou um processo sustentável utilizando energia renovável e biometano, tornando seus produtos ainda mais sustentáveis. O XCarb® se mostrou um produto essencial para a descarbonização de Escopo 3 da linha automotiva, ajudando a reduzir as emissões de carbono em um setor que enfrenta desafios significativos nesse aspecto", afirma Francieli Scatolin, gerente de desenvolvimento de produtos para a indústria da ArcelorMittal.

O programa XCarb® também inclui os chamados perfis U, utilizados na fabricação de chassis de ônibus elétricos. A linha XCarb® demonstra que é possível conciliar inovação tecnológica, eficiência e sustentabilidade, gerando um impacto positivo tanto no presente quanto no futuro.

Além da linha XCarb®, a ArcelorMittal está atuando em outras frentes deixando o produto cada vez mais otimizado para o processo do cliente, como explica Scatolin: "Entregamos o produto já customizado, segundo as especificações de cada cliente, para reduzir ao máximo perdas e usar menos energia. Estamos pensando de forma completa na maximização dos recursos e na sustentabilidade".

EXPECTATIVAS PARA O MERCADO DE CARBONO

No Brasil, o mercado de carbono está em processo de regulamentação e, embora esteja apenas no início, a expectativa é que cresça rapidamente. A tendência é que o mercado se desenvolva de forma acelerada, e a ArcelorMittal já está pronta para oferecer soluções alinhadas a essa nova realidade. "O Grupo ArcelorMittal está preparado para ofertar produtos com menor emissão de carbono, buscando sempre o desenvolvimento pioneiro e ações de vanguarda, alinhadas com as grandes tendências do setor e o foco do cliente", conclui Pereira.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha