Multinacional brasileira cresce e ajuda quem quer importar e exportar

Asia Shipping cuida de toda a parte logística e encontra as melhores rotas para transporte de mercadorias no comércio internacional

Atuar no jogo global de importações exige a busca por soluções inteligentes que se adaptem a um mercado em constante transformação. Essa tem sido a meta da Asia Shipping, multinacional brasileira fundada em Santos, em 1996, que hoje está presente em 11 países e já se consolidou como a maior integradora logística da América Latina e a 30ª do mundo.

A forma de atuação da empresa é conhecida como "freight forwarder", espécie de intermediário de fretes que faz a ponte entre os agentes que participam dos processos de importação e exportação (transportadoras, portos etc.), cuidando de toda a logística e burocracia. Trata-se de encontrar as rotas mais inteligentes (marítimas ou aéreas) para os clientes transportarem mercadorias entre continentes. Mas não se resume a isso.

Desde que iniciou seu processo de aquisições neste ano (veja texto nesta página), a Asia Shipping passou a oferecer também novas soluções inteligentes em tecnologia e espaço para armazenamento de cargas, possibilitando um atendimento ao cliente de ponta a ponta. "Na América Latina, os serviços nesse setor são fragmentados. A Asia Shipping possui as mesmas características das empresas globais, com serviços integrados desde o embarque lá na origem até a distribuição da carga no destino, passando pelo transporte internacional, pelo desembaraço aduaneiro e pela armazenagem", explica Alexandre Pimenta, CEO da multinacional.

Ocorrências como a pandemia de Covid-19, guerras e grandes eventos climáticos têm impactado o custo do frete e o uso dos diferentes modais de transporte para importação, afetando o setor ao redor do globo.

A Asia Shipping, no entanto, tem conseguido se adaptar às novas tendências e responder às demandas e dificuldades do mercado nos últimos anos. Atualmente, a multinacional é líder no país e transporta cerca de 14% das mercadorias importadas para o Brasil.

Em outubro, quebrou seu recorde mensal de transporte, com 29.198 TEUs (Unidade Equivalente a 20 Pés, a unidade de capacidade de carga usada para descrever um contêiner), cerca de 20 mil TEUs a mais do que a segunda colocada.

Um desempenho que tem feito a Asia Shipping crescer acima da média do mercado brasileiro. A empresa projeta crescimento de mais de 10% em 2024.

Se manter atualizada e investir em novas soluções são duas premissas importantes no trabalho da Asia Shipping. Com as recentes aquisições das empresas Dati e Hórus Logística, a Asia Shipping passou a oferecer tecnologias como rastreamento RFID, software de gerenciamento de armazém (WMS) e uma plataforma de Inteligência Artificial que permite automatizar 87% do processo de importação, oferecendo visibilidade aos clientes em tempo real.

Outro diferencial é estar presente nos locais que movimentam as importações globais. Embora 50% do volume de mercadorias que chegam ao Brasil venha da China, outros mercados estão ávidos a fazer negócios com o país.

A internacionalização foi um movimento importante para acelerar e fortalecer o crescimento da Asia Shipping. Em 1999, a companhia abriu seu primeiro escritório internacional, em Hong Kong. Hoje, conta com 43 escritórios próprios em 11 países diferentes e mais de 1.200 mil colaboradores. "A gente tem uma logística integrada, tem escritório próprio tanto lá na origem como no destino. Você está lá para trabalhar para o Brasil. Isso é um diferencial. A maioria das empresas brasileiras usa representantes", diz Pimenta.

Atenta às mudanças, a Asia Shipping está de olho em novas fronteiras. O México é uma delas. A Tailândia também tem crescido e espera-se que seja destino para fábricas antes baseadas na China.

Com aquisições, empresa amplia oferta de serviços aos clientes

Em busca de melhores soluções e estratégias para seus clientes, a Asia Shipping iniciou um processo de expansão neste ano. A movimentação mais recente foi a aquisição da Hórus Logística, empresa de Santa Catarina que oferece serviços logísticos e de armazenagem.

Assim, a Asia Shipping passa a atender os clientes de ponta a ponta, oferecendo soluções de armazenagem –a Hórus conta com 12 mil m2 de galpões–, além de "cross-docking" (sistema de distribuição de produtos que visa reduzir ou eliminar o tempo de estocagem) e gestão de inventário.

Para o controle de estoque, a empresa faz uso de tecnologias como rastreamento RFID, software de gerenciamento de armazém (WMS) e Power BI (Business Intelligence). "Com a aquisição da Hórus, vamos conseguir armazenar e fazer a distribuição da carga para o cliente. É um serviço de logística integrada que parece simples, mas não encontramos no país. É um grande diferencial que podemos oferecer", diz Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.

Com serviço de "cross-docking", a Asia Shipping poderá fazer a transferência das mercadorias para o cliente de forma mais rápida, diminuindo a permanência no armazém. O processo reduz custos e o risco de estocagem de produtos sensíveis e perecíveis.

Outra movimentação aconteceu no primeiro semestre deste ano, quando a Asia Shipping incorporou a Dati, startup que desenvolveu uma plataforma de Inteligência Artificial para facilitar operações de importação. O novo sistema possibilita que cerca de 87% dos processos de importação sejam feitos de forma autônoma, eliminado boa parte da papelada e facilitando o trânsito por caminhos burocráticos.

É mais um diferencial no portfólio de soluções da empresa, antenada às mudanças que estão acontecendo no setor. O Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior, plataforma governamental que controla as operações do setor no país), por exemplo, está em transição para o Portal Único de Comércio Exterior e irá gerar uma nova organização dos processos, que poderão ser facilitados com o uso de tecnologia.

Por meio das novas aquisições, a Asia Shipping busca se manter na liderança do mercado e na vanguarda, proporcionando soluções inovadoras que ajudem as empresas a terem as necessidades logísticas atendidas, mantendo a competitividade.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha