Podcast Feel The Future discute consumo consciente no quinto episódio

O consumidor está mudando. Os jovens nativos digitais da chamada Geração Z são um exemplo dessa transformação. Atentos ao que consomem, eles começam a priorizar produtos e serviços de empresas ambientalmente responsáveis e buscam por produtos recicláveis, roupas que duram mais e mobilidade sustentável.

As mudanças geradas pelo chamado consumo consciente é o tema do quinto episódio da série de podcasts Feel the Future, que tem como convidado Marcus Nakagawa, professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), fundador da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável) e autor do livro "101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo", entre outros títulos.

Adriana Couto, apresentadora, e Marcus Nakagawa, professor da ESPM e fundador da Abraps

Segundo Nakagawa, para conquistar esse novo consumidor, as marcas não podem mais só ter produtos e serviços funcionais. Precisam ser responsáveis por suas ações sociais e ambientais e ter uma causa. "Um levantamento da consultoria McKinsey chamado Opportunity Tree mostrou que 84% dos jovens da Geração Z dizem não comprar produtos de companhias envolvidas em algum tipo de escândalo", afirma Nakagawa.

Na definição do professor, o consumidor consciente é aquele que ampliou a sua concepção de mundo. "Ele entende, por exemplo, que um produto que consome não pode estar gerando trabalho infantil em algum lugar do mundo", diz Nakagawa.

Existem vários exemplos de empresas e empreendedores que estão pensando na sustentabilidade e no futuro do planeta ao criar seus produtos. Nakagawa cita itens de limpeza vendidos em cápsulas e por assinatura, que evitam embalagens plásticas, tênis fabricados com plástico recolhido dos oceanos e xampu e condicionador em barra, embalados em papel.

"Para pensar o futuro, basta a gente querer. Já temos carros elétricos, drones, exoesqueleto, inteligência artificial. Mas ninguém pensou ainda no rolo de papel higiênico e na descarga", afirma Nakagawa. "Tem muita coisa do nosso dia a dia que ainda precisa mudar e isso pode ser feito com tecnologia. Acredito que se a gente usar a tecnologia não só para o lado econômico, mas também para o social e o ambiental, vamos resolver muitos problemas do mundo."

Produzido em parceria pela Audi do Brasil e o Estúdio Folha, a série de podcasts Feel the Future está conversando sobre iniciativas inovadoras que vão ajudar a criar um futuro melhor. A apresentação é da jornalista Adriana Couto.

Você pode ouvir o quinto episódio da série nas principais plataformas de áudio.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR NO YOUTUBE.

Aqui para o Spotify.

Aqui para o iTunes.

Aqui para o Deezer.

E aqui para o Google Podcasts.

Saiba mais sobre a série Feel the Future.

Ouça o primeiro episódio, sobre mobilidade e carro elétrico, com o piloto Lucas Di Grassi.

Ouça o segundo episódio, sobre o futuro do dinheiro, com o consultor Gustavo Cerbasi.

Ouça o terceiro episódio, sobre o futuro da comida, com o chef Alex Atala.

Ouça o quarto episódio, sobre o trabalho e os escritórios do futuro, com o especialista Tiago Alves.

Espaço Pago
Espaço pago